Eis a questão, ser contra ou a favor das Cotas?

Infelizmente no Brasil para garantir direitos implantou-se as cotas. É uma forma de reparar e integrar nossos descobridores que até então são excluídos, porém se tivéssemos uma educação igualitária não haveria necessidade de termos cotas e de criar tantas dúvidas se pode ou não ter essa parcela de divisão. Estamos tratando de reconhecer as diferenças, mas estamos a todo o momento criando formas que mantém a divisão e não a junção de todos.

A problemática é muito mais ampla: partir do princípio de que somos todos iguais é uma falsa ideia, somos todos diferentes e é no reconhecimento da diferença que se compreende e legitima a sociedade - só vale quando pensamos nos direitos. Mas aí mesmo não existe aplicação prática uma vez que a população negra não tem o mesmo acesso que os brancos pelo simples fato de seu fenótipo. Ou tu não percebes que a maioria da população dos bairros mais pobres e/ou a massiva população carcerária brasileira é composta por negro?

Como tu explicas esses fatos? Negros seriam mais propensos à pobreza e criminalidade? Claro que não! A questão é óbvia: as condições sociais, ainda que garantidas constitucionalmente, não são aplicadas na prática a todos. Jogamos, desde a "abolição", os negros para os âmbitos periféricos da sociedade e seria injusto esperar que tenham eles os mesmos resultados do restante da população. Comparar cotas raciais com racismo é uma análise primária e sem fundamento: não existe igualdade horizontal de condições sociais e de acesso aos meios básicos de desenvolvimento entre brancos e negros no país. Basta entrar em uma escola particular e perceber quantos são os alunos negros. Ou mesmo nas universidades, tanto públicas quanto privadas, qual a porcentagem de alunos negros?

Curso sobre Contribuição Indígena e Africana na Formação do Povo Brasileiro

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 27/10/2017
Código do texto: T6154795
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.