A ciência antropológica busca estudar a heterogeneidade!

O mundo moderno é palco de problemas étnicos, raciais, de gênero e de aceitação do “diferente” em amplo sentido. O reconhecimento das diferenças sejam elas políticas, sociais, culturais ou de gênero, é um dos focos da Antropologia, que vem contribuindo para uma melhor compreensão das relações humanas. No mercado de trabalho e nas relações de consumo, essas diferenças tornam-se ainda mais gritantes. A ciência antropológica busca estudar a heterogeneidade, desenvolvendo um novo olhar sobre a experiência humana no tempo e no espaço. O mundo globalizado possui uma característica muito complexa: os choques culturais nascem, muitas vezes, de incertezas e estranhamentos, da ênfase colocada no indivíduo, em que o “outro” torna-se o nosso inimigo reconhecido. A partir da concepção de individualismo moderno, a impessoalidade transformou-se em indiferença, gerando infinitas contradições. A abordagem antropológica apresenta-nos a noção de que o “outro”, antes de ser uma ameaça, é alguém com quem podemos nos identificar, sem supervalorizar nossa individualidade e enxergar apenas o que é diferente. As relações com o que é diferente podem acontecer pelo reconhecimento e pelo respeito, pela prática da alteridade e valorização do ser humano como um todo. Hoje o que presenciamos é a indiferença, e o s motivos são a falta de informações sobre o assunto, onde não se trabalha os valores éticos nas escola e muito menos em se tratando de étnicas -raciais, ou gênero . Uma por que não sabem os caminhos para falar e dialogar com os alunos por exemplo.

Debates em Curso de Antropologia e Multiculturalismo!

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 27/10/2017
Código do texto: T6154782
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.