A escassez dos alimentos no mundo!

De fato, no ritmo de consumo em que o planeta se encontra, chegaremos a um ponto em que não haverá alimento para todos os seres do planeta. Inclusive, percebemos que na atualidade já há muitos seres humanos que consomem menos calorias que o necessário para a sobrevivência diariamente, especialmente nos países mais pobres, como os do continente africano e países da América do Sul incluindo o Brasil.

Creio que uma saída para o problema da escassez de alimentos no futuro seja o investimento em tecnologia de produção. Os produtores em parceria com os governos precisam investir cada vez mais em pesquisas e desenvolvimento de novas técnicas que garantam o aumento da produtividade sem aumento da área de plantio. Por outro lado, os consumidores também devem fazer a sua parte. Pesquisas mostram que, por exemplo, aqui no Brasil, quase a metade do que se compra nas feiras e supermercado acaba sendo desperdiçada. É necessário racionalizar o consumo dos gêneros alimentícios para evitar tanto desperdício.

Por outro lado, precisamos também de reeducação alimentar.

Ora, se há tantos obesos em países desenvolvidos como os Estados Unidos, isto significa que o consumo de alimentos está sendo bem além do que precisamos. Em resumo, todos, os governos, empresas e população precisam fazer sua parte para que a espécie não sofra num futuro bem próximo!

Debates da Palestra sobre o Tema da Sustentabilidade e o Meio Ambiente e Educação em Economia.

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 24/10/2017
Reeditado em 24/10/2017
Código do texto: T6151425
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.