CONFORME EU COMENTEI COLEGA ONTEM...
Conforme eu comentei colega ontem consigo sobre aquelas canonizações de 30 brasileiros considerados pelo o Vaticano como mártires, me pegou de surpresa e garanto-lhe com toda a certeza que não é pela questão religiosa e sim pela questão HISTÓRICA , pois, os historiadores relatam que os holandeses não eram contra a LIBERDADE DE CREDO, portanto, a alegação de que esses brasileiros tenham sido mortos pelos os holandeses por motivações religiosas não confere. Infelizmente, a retórica persiste até os dias de hoje , o que vejo é apenas disputa de 'espaço'(território) e domínio de mercado(na época CANA-DE-AÇÚCAR) , mas que poderia ser por conta do mercado do CAFÉ... Hoje PETRÓLEO , etc. assim como ocorre no Oriente Médio...
Será que um dia vão canonizar o recém adepto naquela época do Calvinismo Alagoano: Domingos Fernandes Calabar? Pois, ele foi morto pelos portugueses( Coroa Portuguesa) de maneira muito cruel , sendo garroteado, neste caso ele foi também um mártir !
E, Tiradentes ?
João Maurício de Nassau Siegen: Governador do Brasil holandês num curto período,defendia a LIBERDADE DE CREDO entre todos os grupos religiosos da época, por acreditar numa integração e paz social.
Brasil holandês= compreendia a Região Nordeste no período colonial entre 1630 a 1654.