Revenge Porn
Me recordo e me deparo ainda com constantes situações de violação de fotos intimas de garotas, e de maneira alastrada em minha região (IrecÊ)
o que me chama mais atenção é que na maioria das vezes em que eu me deparei com casos como estes, foi acompanhado da depreciação da mulher que teve sem seu consentimento suas fotos publicadas, compartilhadas. Sem contar que a maioria são casos de "revenge porn"... Foi algo que me chocou, que me fez refletir bastante em relação a sociedade machista e todo esse falso moralismo da "família tradicional". Me fez sentir repudio a certos tipos de "homens". Acontece que tornou-se por evidente algo já enraizado em nossa cultura: o argumento de que culpadas são as próprias garotas. Por quê?
Dentre as mais diversas "razões" destaca-se que na nossa cultura a mulher não pode gostar (ou demonstrar que gosta) de sexo, porque se assim o fizer alcunhas pejorativas lhe serão atribuídas. Dependendo do seu ciclo de convivência, a morte social é quase certa.
Dentre os "argumentos" que tentam justificar esse estado de fatos, destaca-se o apelo para uma "ética" que visa o compartilhamento da culpa, vez que as garotas deixaram-se gravar.
Inversão ou consolidação de valores?
Acredite, muitas garotas ao se deparar com situações como estas, optam por se suicidarem, ou carregam consigo traumas psicológicos. Não vamos permitir que isso continue se agravando. Tal ato é criminoso e tem relevância penal.