O TOQUE DO SILENCIO SUA VERDADEIRA HISTÓRIA
O TOQUE DO SILENCIO
SUA VERDADEIRA HISTÓRIA
Em 1862, durante a Guerra Civil Americana, quando o Capitão do Exercito da União Robert Elly (o pais estava dividido entre a União e os Confederados) estava com seus homens perto de Harrison’s Landing, no Estado da Virginia, e o Exercito Confederado estava próximo a eles, do outro lado do terreno. Durante a noite, o Capitão Elly escutou os gemidos de um soldado ferido no campo. Sem saber se este era da União ou da Confederação, o Capitão decidiu arriscar sua vida a trazê-lo para receber cuidados médicos. Arrastando-se através dos disparos, o capitão chegou ao homem ferido e começou a arrasta-lo até seu acampamento. Quando o Capitão chegou finalmente as suas próprias linhas, descobriu que em realidade era um soldado confederado. Mas ele já estava morto. O Capitão acendeu sua lanterna para, mesmo na penumbra, ver o rosto do soltado. De repente, ficou sem folego e paralisado. Tratava-se do seu próprio filho.
O menino estava estudando musica no Sul quando a guerra se iniciou. Sem dizer nada a seu pai, o rapaz havia se alistado no exercito confederado. Na manhã seguinte, como coração destroçado, o pai pediu permissão a seus superiores para dar a seu filho um enterro com honras militares, a pesar de ele ser um soldado Inimigo. O Capitão pediu se poderia contar com os membros da banda de musica para que tocassem no funeral de seu filho. Seu pedido foi parcialmente aprovado.
Por respeito ao pai, disseram-lhe que podiam fornecer um só musico. O Capitão então escolheu um corneteiro para que ele tocasse uma serie de notas musicais que encontrou no bolso do uniforme do jovem falecido. Nasceu assim a melodia inesquecível que agora conhecemos como Taps, e que tem até uma letra:
O DIA TERMINOU
O SOL SE FOI
DOS LAGOS
DAS COLINAS E DO CÉU
TUDO ESTÁ BEM
DESCANSA PROTEGIDO
DEUS ESTÁ PRÓXIMO
A LUZ TÊNUE
OBSCURACE A VISÃO
E UMA ESTRELA EMBELEZA O CÉU
BRILHANDO LUMINOSO
DE LONGE
SE APROXIMANDO
CAI A NOITE
GRAÇAS E LOUVORES
PARA OS NOSSOS DIAS
DEBAIXO DO SOL
DEBAIXO DAS ESTRELAS
DEBAIXO DO CÉU
ENQUANTO CAMINHAMOS
ISSO NÓS SABEMOS
DEUS ESTÁ PRÓXIMO
Autor desconhecido