A INVEJA
Ontem, no almoço familiar de domingo, o assunto acabou caindo sobre a nova novela e seu tema polêmico:os sete pecados capitais.
Nessa conversa, todos chegamos a falar um pouco sobre aqueles que mais prejudicam as pessoas e aos que estão em sua volta, quase como unimidade chegou-se à inveja.
Afinal a inveja é um cancro que rouba a paz de muitas almas.Uma doença que atinge algumas pessoas incapazes de admirarem e respeitarem o sucesso alheio.
O termo inveja vem do latim que significa in = não conjugado ao verbo vedere = ver.
Ou seja, NÃO VER.A pessoa que cultiva esse sentimento, essa quase doença, NÃO VÊ EM SI as QUALIDADES que o outro tem e , portanto, tenta destruí-lo, através de calúnias, gestos, fofocas e até mesmo em forma de amizade, uma relação pegajosa, grudenta que não faz bem aos que convivem com o portador dela.
A famosa lenda da cobra e do pirilampo, onde a primeira persegue o segundo sem que esse faça parte de sua cadeia alimentar, tem como resposta do réptil, que o persegue apenas:" não suporto seu brilho e sua luz". Assim é na vida, quando há um brilho intenso em alguém aqueles que não conseguem ver em si mesmos o brilho, tentam de qualquer forma destruí-lo
O conceito de inveja no grego tem em seu bojo o significado de “olhar enviesado” aquele olhar que o invejoso lança sobre o objeto da inveja que traz uma energia forte e avassaladoramente destrutiva.
Aí o que se faz? Se você for o objeto da inveja, ignore o invejoso, siga em frente, caminhe, viva e sobretudo continue a ser bem sucedido no que faz.
Afinal o sucesso nasceu para todos nós, porque todo homem e toda mulher é uma estrela e como tal devemos brilhar!
E se estiver do outro lado da moeda, for o invejoso? Aí, meu amigo, ou amiga, olhe bem para si, descubra em si as inúmeras qualidades que possui, os inúmeros dons que desenvolveu durante sua vida e saiba que dentro dessa alma há muito mais brilho e valor do que você possa imaginar. Vá a luta!! Mostre ao mundo seu brilho, sem tentar embotar o brilho da outra estrela que está ao seu lado. No céu desse universo vital há espaço para toda uma constelação.
E, finalizando, é bom lembrar: “ o ministério da vida adverte: INVEJA FAZ MAL PARA A SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL!!
Tenhamos todos um bom dia, sem medo de sermos felizes.
Beijos sonoros!