O PAN É NOSSO!
Esse texto foi elaborado na véspera do término do PAN.
O PAN É NOSSO!!!???
Temos lido, diariamente em nossos jornais, que esse PAN é um acontecimento, pifio para os ditos países desenvolvidos da América.
Que as delegações de Canadá e dos Estados Unidos, são as de menos expressão em seus países, que as obras foram super faturadas e que as vaias deram o tom a esse acontecimento.
E há críticas pipocando em todos os veículos de comunicação.
Mas, eu fico me questionando: tirando a tragédia no aeroporto paulista, que chocou o país e o mundo, quando em nossos noticiários pudemos ter momentos de tanta paz, alegria e harmonia?
Quando na recente história do telejornalismo, vimos chegar do Rio de Janeiro, tantas imagens maravilhosas, tantos rostos saudáveis e alegres?
Quando iríamos imaginar um Maracanã lotado, vestido de amarelo e verde, torcendo e vibrando em uníssono,aplaudindo um grupo de meninas que sem patrocínios, se esforçam para brilhar nesse mundo fechado do futebol machista e corrupto que impera no Brasil?
Quantas vezes vimos nossa bandeira ser erguida e nosso hino entoado sem ser manchado pela dor e pela vergonha das notícias que nos chegam da capital federal?
Esse PAN tem sido um oásis em nossos dias. Nos permite ligar a televisão apenas para aplaudir: aplaudir gente saudável, gingangando nas águas, na terra e no ar. Voando nas barras e paralelas, dançando nas quadras e nos pódiuns... correndo em busca de uma certeza de futuro e com objetivos reais e concretos!
É esse o país que sempre desejamos, um país onde atingir objetivos de forma concreta e ética seria a tônica.Esses meninos e meninas vestidos em um uniforme degradèe com nossas cores mais saudadas nos trazem exatamente isso.
Esse povo lindo em sua miscigenação é o retrato do que sempre desejamos ver. Uma juventude educada, criada e voltada para a ética e o resultado positivo, sem precisar de se envolver em questões menores para se destacar... o destaque pelo talento, mais nada!
Mas, novamente, os críticos dizem que somos os recordistas em medalhas de bronze... queriam o ouro apenas.
Aí eu fico aqui matutando como boa mienira que sou: num país onde o incentivo ao esporte é quase nulo, onde alguns desses esportes é praticado na periferia por pessoas que treinam descalças, sem equipamentos fundamentais, sem uma dieta adequada para tal, sem olhar técnico e mais ainda sem o reconhecimento de seus méritos pelas federações as quais pertencem...esse bronze vale mais do que ouro vale diamante!
O brilho de cada atleta,a disciplina, o esforço, a noção de conjunto, o trabalho em equipe, o respeito aos adversários, a alegria no olhar, a emoção de estar em plena forma e atividade, isso não tem preço!
Não há medalha que pague aos nossos atletas toda essa vibração e emoção que nos proporcionaram nesse panamericano!
Não há nada que pague a esses atletas essa lição de vida e tenacidade que estamos recebendo desses brasileiros e brasileiras durante esses dias de competição.
Somos bronze? Não importa..."Está na hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor"
Que possamos todos nós, nos espelharmos nessas lições de paz, saber perder, saber ganhar, correr para o objetivo, saltar obstáculos em nossas vidas, dar piruetas para a sobrevivência, sem perder o caráter e a dignidade.
Não liguem para os críticos meninos e meninas cheios de medalhas, sejam lá de que cor elas forem; no fundo estão todos os críticos é com uma tremenda inveja dessas caras felizes que ostentam durante esses dias, com inveja dessas lágrimas emocionantes, tanto na vitória quanto na derrota...
Porque como cantou a nossa Janeth,parafraseando Roberto Carlos, ela que foi prata nesse podium e ouro na vida: " se chorei ou se sorri o importante é que emoções eu vivi!"
É isso aí,minha gente linda... vamos viver essa emoção, porque amanhã, infelizmente terminam as nossas férias... e nossos telejornais vão estar manchados de lama, novamente!
Beijos sonoros!