39ª DE 500ªs REFLEXÕES: PRINCÍPIOS PARA QUEM VIER A LER UM TEXTO ...

Assim como existem princípios para quem escreve, devem existir princípios para quem vier a ler, até porque se aprende a escrever quando se aprende a entender o que estiver sendo escrito por outras pessoas...

PRIMEIRO – Ler também será uma arte da arte de viver, porque sempre que o texto influencie pessoas a ação dessas pessoas (ao lutar por uma sociedade menos injusta), estará muito além das mãos de quem escreve...
Aprendi a escrever (na prática) ao passo que aprendia a interpretar o que lia, afinal, ler e não entender o que o autor do texto quer dizer, implicará desperdício do tempo usado pra se debruçar sobre um texto, porque poderia usar aquele tempo pra fazer algo útil pra mim e, pra outras pessoas...

SEGUNDO – Escrever (e ler) poderá definir o caráter de uma pessoa – disse Monteiro Lobato: Um País é feito com homens e livros, e, se nossa realidade é feita de pizzas, corrupção e coisas do gênero, é porque temos em sua maioria homens sem índole que tratam com descaso a cultura dos livros...

Estou mantendo o que disse, no segundo princípio de um escritor, porque entendo que, quer se queira ou não, Escrever define o caráter – disse Monteiro Lobato: Um País é feito com homens e livros, e, se nossa realidade é feita de pizzas, corrupção e coisas do gênero, é porque temos em sua maioria homens sem índole que tratam com descaso a cultura dos livros – Lembro que muitas vezes se pode encontrar bons livros jogados no lixo...

TERCEIRO – escrever é útil e essencial ao ser humano; Ao mesmo tempo, em que (escrever ou ler) são coisas tão desvalorizadas por considerável parte de nossa triste, pobre e podre sociedade que temos designado (em nossos textos publicados no Recanto das letras), como a sociedade pós–superficial.

Pode ser que alguém pense que estaria exagerando, mas, se analisar bem o mundo em derredor poderá perceber que nossa época ao mesmo tempo que contém muita gente escrevendo, é a época em que mais se desvaloriza o que está escrito...

Não diria que se joga pedras sobre o que se escreve ou sobre quem escreve; MAS, é possível perceber que, escrever, descrever, registrar informações se torna essencial ao ser humano em todo tempo e lugar...

Algumas vezes, busquei apoio financeiro a livros, antes de publicar, encontrando barreiras intransponíveis, assim como, existem essas barreiras na hora de divulgar a produção (lançamento da obra) – vale salientar que, até hoje nenhuma das pessoas procuradas disse que deixara de patrocinar porque a obra apresentada estaria fora dos padrões esperados pela empresa ou instituição procurada... Lembro apenas que, um colega (em Recife–PE), ao adquirir um dos primeiros livros disse: mas Chagas, não quero o valor de volta, mas não poderei mostrar o livro dizendo a minha vó que um colega escreveu, porque se trata de anedotas e, esperava outro gênero...

ASSIM, graças a DEUS tanto por quem acredita no sonho de quem deseja escrever ou ajudar outras pessoas a escreverem a história com cores suaves ou pessoas que patrocinam ou ajudam a patrocinar a publicação de livros, textos, etc...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 13/04/2017
Código do texto: T5969646
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.