Crescer Espiritualmente

Crescer Espiritualmente

Quando alguém cresce espiritualmente, alegra o coração de Deus; mas, lamentavelmente uma boa parte da humanidade não tem esse objetivo. Pelo contrario, desejam levar a vida sem nenhum compromisso com o Senhor. A prova do que estou escrevendo está estampada no cenário mundial, que ao longo dos séculos encontramos com os homens se degradando, quando Deus pede que todos prosperem uma vez que a graça salvadora outorgada a todos através do sacrifício propiciatório de Jesus Cristo,

II Timóteo 2:1

Tu, pois, meu filho, fortificai na graça que é Cristo Jesus.

Então, quando uma pessoa tem o crescimento espiritual certo, naturalmente é fortificado na graça salvadora. Perceba o exemplo de uma criança que não passará toda a sua existência nesse estágio; um determinado momento ele começará a amadurecer. Se não acontecer dessa forma, certamente a mesma é doente.

Assim sobrevém também com o verdadeiro cristão, que em determinado momento passa a ser uma pessoa idônea diante de Deus e dos homens.

I Coríntios 13:11

Quando eu era menino, pensava como menino, sentia e falava como menino. Quando cheguei à idade adulta deixei para trás as atitudes próprias de menino.

Existem pessoas que agem dessa maneira; nunca crescem, levam o tempo brincando com o Evangelho e não tomam uma decisão.

Para crescer na esfera espiritual, é necessário um esforço constante. Não é como no físico, que o homem fica adulto sem perceber.

Tem que haver uma harmonia:

• Na oração;

• Leitura da Bíblia;

• No jejum;

• Adoração

• E mudanças de atitudes inadequadas.

Daí o motivo que o apostolo Pedro escreveu.

II Pedro 3:18

Antes crescei na graça e conhecimento do nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A Ele seja da à glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.

Para os que têm um compromisso neste chamado divino, o Senhor providencia toda condição e livramento de algum infortúnio que possa surgir. Nenhum cristão fica sozinho na sua luta para amadurece espiritualmente.

Um fato interessando acontece na vida secular, de forma que uma pessoa que deseja firmar-se na sociedade; faz-se necessário estudar e buscar todo conhecimento secular, o qual mudará a sua condição financeira, vindo conseqüentemente, o conforto.

Da mesma maneira acontece no âmbito espiritual, ande o crente busca incansavelmente o conhecimento e Bíblico e comunhão com Deus.

Um belo exemplo foi elucidado pelo apostolo Paulo.

II Epístola de Paulo a Timóteo 2:15

Procura apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade.

Assim, como devemos ter uma boa apresentação para com os homens, temos também que honrar em primeiro lugar ao Senhor Deus, em adoração e conhecimento.

Efésios 4:14

O propósito é que não sejamos mais com crianças, levados de um lado para o outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pelas astucias espertezas de homens que induzem ao erro.

O crescimento na presença de Deus tem como prioridade a dedicação e amor ao todo soberano a cada momento, deixando de lado a pratica da idolatria. É ter a convicção da eternidade com Jesus Cristo; e ao mesmo tempo, fazer a diferença do que é certo e errado.

Podemos ter uma bela citação do salmista, que demonstrou o amor a fidelidade ao Senhor.

Salmo 42:1-2

01 – Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus.

02 – A minha alma tem sede de Deus, o Deus vivo; quando entrarei e apresentarei ante a face de Deus?

Perceba que o salmista demonstrou um verdadeiro amor e dependência em Deus, usando como exemplo um servo que tem a necessidade das águas correntes, porque daí vem a sua sobrevivência.

Que o Senhor vos abençoe rica e abundantemente.

Robson Colaço de Lucena

OTPB – Ordem dos Teólogos e Pastore do Brasil

Mat 151