PODER CURADOR DAS FRUTAS:
ABACATE- É antirreumático, carminativo, digestivo, laxativo.
ABACAXI – Antisséptica,  bom para artrite, desobstrução do fígado, obesidade , arteriosclerose, afecções da garganta,  anemia,  prostatite, uretrite, cálculos renais e vesicais, nefrite, amigdalite, faringite, difteria e bronquite (sob forma de xarope).
ABIU -  É peitoral.
ACEROLA – É vitaminizante, antianêmica, adstringente, aperiente, cicatrizante, anti-inflamatória, mineralizante.
AMEIXA – É purgativa, depurativa.
AMÊNDOA – É boa contra as enfermidades do peito e a irritação das vias urinárias.
ARAÇÁ  - É calmante.
AZEITONA – É adstringente,  e laxante.
BANANA – É antidiarreica, calmante, lactígena, antianêmica, anti-inflamatória, diurética, vitaminizante, mineralizante, antituberculínica, antisséptica, cicatrizante.
CAQUI – É alcalinizante, vitaminizante, eupéptica, febrífuga, antiemética, laxante, bom para as afecções do fígado e os catarros da bexiga.
CASTANHA-DO-PARÁ – É nutriente, energética, galactagoga, vitaminizante, mineralizante.
CEREJA – É alcalinizante, antilítica, mineralizante, antiesclerosante, antianêmica, depurativa do sangue,, adstringente, laxante, béquica, diurética.
COCO – É  anti-inflamatório, béquica, diurética, vermífuga, aperiente, mineralizante, calmante, nutriente, bom  para inflamações intestinais e respiratórias.
DAMASCO – É antiálgica, anti-inflamatória, nutriente, antianêmica.
FIGO – É laxante, diurética anti-inflamatória, depurativa, digestiva, vermífuga.
FRAMBOESA – É laxante, diurética, vitaminizante, anti-inflamatória, adstringente (folhas).
Texto contido no livro : “ALIMENTAÇÃO E SAÚDE PARA SEU CORPO”
Autora Raimunda Santana