Maturidade

Maturidade - Terno muito usado nos dias de hoje, que nos leva a reflexão sobre o que somos à luz da compreensão humana.

Ter maturidade é entender as razões da nossa existência no conceito “filosófico-estrutural”, e, sobretudo aceitar que as pessoas tem razão, à sua própria ótica, porque cada um tem, em si mesmo, uma perspectiva diferenciada a respeito de muitas coisas, sejam elas visíveis ou invisíveis. Muitos tentam “enfiar goela abaixo” as suas ideias e pensamentos, não atentando para a opinião própria dos seus pares e, muitas vezes, cometem com isso, suicídio ideológico (meu ponto de vista). Lembro-me de uma passagem bíblica, na qual um conselheiro do rei, por não aceitarem o seu conselho, se enforcou. (2Sm17,23). Sabemos que ao cabo de muitos dias, mostrando certa propaganda na televisão, somos impulsionados a comprar determinado tipo de produto, influenciados pela constância da mídia exposta. Esse processo, chamado “foto subliminar e eco subliminar”, mostra que nos falta maturidade, ao nos submetermos a esse tipo de influência. Cito como exemplo, uma determinado refrigerante, que embora seja tão prejudicial à saúde, continua na mesa da maioria dos brasileiros e a capacidade as pessoas em fazer distinção entre precisar e querer está sendo colocada em cheque. Essa maturidade, nos leva a reconhecer que fazemos algo que ajude a outrem, e não apenas a nós mesmo. Quando estamos num relacionamento, para primeiramente doar e depois receber, ou mesmo quando trabalhamos para resultados coletivos e não que satisfaçam o nosso próprio ego. Ou ainda que, para sermos felizes, devemos deixar ir, criar asas e desatar nós, porque ninguém pertence a ninguém, ao mesmo tempo em que estamos sempre dentro do coração de alguém. Quando entendemos que, assim como qualquer outra pessoa, temos missões a serem cumpridas e que isso faz de nós, seres humanos melhores, que a vida é uma faculdade, mas escolhemos cursos diferentes, que o professor é tão importante quanto o faxineiro, e que nem todas as flores exalam o mesmo perfume, ai sabemos o que é maturidade. Enfim, sabemos o que é maturidade, quando buscamos a nossa essência não nas coisas materiais para sermos felizes, mas nas virtudes e na capacidade de entender o sentido da vida, com controle e moderação, porque a vida é curta e seu relógio não para.

Jorge antonio Amaral
Enviado por Jorge antonio Amaral em 05/02/2017
Reeditado em 06/02/2017
Código do texto: T5903396
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.