AMENOS QUE A HISTÓRIA GERAL MINTA,COLEGA, OS MOUROS...
Amenos que a História Geral minta, colega, os mouros foram os conquistadores que menos influenciaram na 'vida cotidiana', em especial , em se tratando de RELIGIÃO e RELIGIOSIDADE de seus dominados. Aliás,aliás sempre foi uma marca dos Grandes Conquistadores(invasores) preservar a todo custo os líderes religiosos e seus costumes e práticas litúrgicas locais assim também seus seguidores,respectivamente, e isto é bastante simples :
Quem ousa mexer com o 'sentimento' e a 'distração' do POVO ?!...
Quem lembra da maior recomendação do Imperador César, na época da mudança das eras AC e DC., hein?. Quão harmoniosa era a relação diplomática entre os sumos-sacerdotes(o Sinédrio) e o governador do local, por exemplo Pilatos ! É como já dizia um certo pensador universal : " A Religião é o ópio do POVO".
E, no caso dos Romanos e seu domínio na Judeia ,é que foi muito interessante ...Perseguiram , torturaram, crucificaram os que se opunham de uma certa forma justamente à religião dos judeus e depois se 'converteram' à DOUTRINA DOS SEUS PERSEGUIDOS e passaram a ser 'bons moços', a ponto de perseguir quem se opunha ou pelo menos não aceitasse , exatamente, a DOUTRINA DOS PERSEGUIDOS por estes,na Idade Média, veja os anais da História !
VÁ ENTENDER ?!
INVASÃO MOURA À PENÍNSULA IBÉRICA DUROU CERCA DE OITOCENTOS ANOS !