ALÉM DO TEMPO E DO ESPAÇO ...

Foi como se em 28.12.2016 – Dezembro do ano passado, (Há mais de um mês), o texto ALÉM DA LINHA IMAGINÁRIA... (postado no ww.recantodasletras//fchagass, com apenas cinco visitas e um comentário), marcasse o final de uma etapa – Sem saber como, ou por que estive sem conseguir manter a rotina que há vários anos era possível: elaborar mais de um texto por dia – deixando também a impressão que, estaria vivendo ALÉM DO TEMPO E DO ESPAÇO – simplesmente, porque. Pensando sobre detalhes da história de nossa triste, pobre e podre nação, é possível entender que além da sem vergonhice da classe governante, estamos acostumados ao erro de eleger pessoas que passam o tempo fazendo o que se faz sentado no trono de um vaso sanitário ou em outro local apropriado...

A realidade está voltando ao normal, em relação aos textos, muito embora, no que diz respeito ao país é visível que ninguém deixou de fazer o que se faz sentado no trono de um sanitário... O relato desse parágrafo inicial destaca a idéia, segundo a qual, seria alguém que se sente além do tempo em que está – explicando melhor, aproveitando o que tem diante de si, consegue viver além do tempo em que estamos – de repente, comecei a lembrar os anos oitenta, relacionando os fatos que levaram o vice da época a subir a rampa, deixando a impressão que a falta de justiça social estaria resolvida – naquela época comecei a escrever crítica social, recheando – as com anedotas (porque sendo desconhecido, chamaria a atenção as histórias pitorescas...

Inclusive, relacionava o mandatário (que iniciara como vice, após a morte do principal) com o cheque das arábias, os 40 ministros e a pouca vergonha de um país que vai pra trás...

Certamente, isso não seria uma espécie de esperteza, nem estaria ALÉM DA IMAGINAÇÃO – transcrevo–o, com o objetivo de sabermos sobre o que estamos falando (essa impressão de que teria maior capacidade de escrever que outras pessoas), afinal, apenas consigo entender melhor que muitas outras pessoas (sobre o momento histórico que estamos vivendo), porque, passo mais tempo pensando e lembrando muitos momentos das últimas cinco ou seis décadas – o que parece perda de tempo (afinal, quem iria lembrar coisas como os fiscais do Sarney, o boi no pasto ou o ministro da justiça envolvido num escândalo com pedras preciosas e coisas como o caso coroa–brastel, etc – até na época achei que seria um bom negócio aquele título de capitalização chamado de poupança haspa – apenas foi mais uma coisa comum a esse país onde temos muita gente querendo levar vantagem sem trabalhar...

Quem vive em minha terra natal (Salgueiro–PE) e nasceu após 1970, fica com a impressão que apenas o presidente que teria nascido em Caetés–PE (perto de Garanhuns), teria passado lá (após subir a rampa), mas se visita de presidente for vantagem, ao menos em duas outras ocasiões, Presidentes do País, estiveram lá – Lembro que em 1970, o General Médici passou lá, quando foi inaugurar essa BR que se liga à Transamazônica – salvo engano a BR–232 que em Salgueiro cruza com a BR–116, que vem de Fortaleza–CE, indo em direção ao Sul do País (motivo porque temos essa alcunha de encruzilhada do Nordeste)...

Como criança, estive entre alunos do curso primário, que debaixo de um sol escaldante foram bater palmas pra uma comitiva do Presidente, que certamente nem sabia que por nós alunos seria aplaudida...

Outro Presidente que teria passado lá conforte li no livro como era lindo o meu Salgueiro, teria sido Juscelino – li o livro da Biblioteca da Escola Paulo Freire, mais ou menos em 2011, quando assisti algumas aulas de teologia, deixando o livro com o professor Francisco Carlos...

O texto ALÉM DA LINHA IMAGINÁRIA... Foi elaborado há pouco mais de uma semana e foi postado no site do escritor (que mantenho): www.recantodasletras.com.br//fchagass.

Como disse, no texto citado, era como se a etapa de elaborar mais de um texto por dia houvesse chegado ao fim, sem que soubesse o motivo até porque pretendia maior dedicação à produção de novos livros e ao projeto de transformar em livro a história de pessoas que se acham sem condições de escrever sobre elas mesmas – o projeto será SOMOS AUTORES E ATORES DA HISTÓRIA... e, estaremos começando a partir deste fevereiro/2017.
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 29/01/2017
Código do texto: T5896294
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.