Capitalismo x Comunismo ?

Você sabe o que é comunismo e o que é capitalismo? Provavelmente não, pois assim como eu você não leu, ou se leu, não entendeu O Capital, de Marx, ou A Origem da Riqueza das Nações, de Adam Smith. Isso significa que eu vou dar uma opinião sobre algo que eu não li na raiz. Isso a torna inválida? Acho que não, somente que minha opinião não é oficializada para debates formais. Comecemos.

O comunismo é um sistema de "governo" onde não existe uma pirâmide hierárquica estabelecida. WOW, MAS ISSO É POSSÍVEL? Não, por isso que o comunismo é a segunda e última fase de um processo. A primeira fase é o socialismo, onde um sistema de condicionamento ditatorial estatal determina leis e regras e como a nação será dividida economicamente, politicamente e socialmente. Quando o socialismo se estabelece e se estabiliza, o governo cai, mas tudo implantado por ele não. Isso significa que nada pode ser aplicado como dogmas, e a única coisa possível de ser mudada é a ação e pensamento da sociedade ali instaurada. Se o comunismo se mantém estável e funcionando de acordo com os moldes preestabelecidos, a pirâmide hierárquica construída no socialismo cai e todos viram iguais, com os mesmos deveres e mesmos direitos.

Primeira questão: "Porque o comunismo nunca funcionou?" Na verdade já funcionou apenas sua base, as ideias centrais, lá na antiguidade, antes de existir uma propriedade privada estabelecida, um condicionamento do superior ao inferior e um sistema de troca de interesses. O comunismo em seus moldes originais é uma utopia somente por partir do pressuposto que para derrubar uma pirâmide hierárquica opressora, tem de potencializá-la anteriormente.

1° ponto: Os detentores do topo da pirâmide hierárquica para determinar e estabelecer a sociedade durante o socialismo tendem a usar um artifício chamado condicionamento. O que é o condicionamento? Por meio do poder, você determina o que a base da sociedade, normalmente menos instruída e mais ignorante, deve fazer, o que ela deve pensar, o que ela deve transparecer. Isso é sim possível com meios de marketing pessoal, propagandas e doutrinações ideológicas feitas pela cúpula do poder. O condicionamento oferece controle de massa, que fica à mercê das idéias do topo da sociedade, "os revolucionários".

Quando o comunismo é instaurado, o poder detentor do condicionamento não cai, somente a fachada estadista, que continua operando por detrás dos panos. Isso não é derrubar a pirâmide, é reciclá-la. Teoricamente, o único modo de fazer o comunismo funcionar, é em uma sociedade sem pirâmide hierárquica, a fim de mantê-la longe desse lugar. Derrubar uma pirâmide hierárquica é praticamente impossível, simplesmente por oferecer condicionamento a quem a derrubou. A partir daí é reinstaurado uma pirâmide hierárquica. Assim acontece em Cuba. Assim aconteceu na URSS. No mundo atual, derrubar uma pirâmide hierárquica com sucesso é utopia.

2° ponto: "Se o comunismo fosse implantável, ele seria justo e bom?"

Há divergências em relação à essa pergunta, mas eu creio que apenas parcialmente. Ao dar as condições iguais para uma sociedade inteira determinar o seu futuro, cada pessoa individualmente, não se pode nem se consegue limitar o avanço pessoal de cada um, simplesmente por cada mente ser diferente e divergir em certos pontos nas pessoas. Cada pessoa decidiria o que fazer da vida, e logicamente, uma se daria melhor que a outra. O comunismo limita esse crescimento individual. É ilógico. A partir do momento que não existe pirâmide hierárquica, e todos têm as mesmas oportunidades e chances, elas mesmas irão criar uma pirâmide hierárquica, que por sua vez será justa. É simplesmente por isso que o comunismo nem é aplicável, nem é a melhor alternativa.

O capitalismo, em um determinado ponto, é bem mais aterrorizador que o comunismo. O condicionamento no capitalismo é insanamente superior. Voltaremos a esse ponto mais tarde.

O capitalismo é um sistema de governo onde a balança econômica, que determina a situação nacional e internacional, é regulada pelo interesse de troca e comércio da população mundial. Literalmente falando, é a ideia da oferta e procura: Se eu tenho algo a vender e essa coisa é um objeto de procura da população, a minha demanda e venda aumenta. Porém eu posso controlar o valor do meu objeto de venda. Aumentar exponencialmente o real valor dele faz com que as pessoas não parem de comprar, se esse objeto for extremamente necessário.

É aí que surge a concorrência: Se "pão" é um objeto de venda muito cobiçado e nem todas as pessoas podem fabricá-lo, a demanda é alta, então cada vez mais pessoas que puderem, estarão fabricando pão. Eu não posso aumentar muito o preço do pão, se não o meu adversário, que tem um pão mais barato, irá conseguir vender, e eu não. Quanto maior a disponibilidade de venda e obtenção do objeto dessa venda, menor o seu valor. Quando menor a disponibilidade, maior o seu valor. Então os valores dos objetos necessários para o consumo humano são regulados pelo interesse das pessoas neles, pois se poucas pessoas querem comprar uma fazenda, menor o seu valor ficará, até alcançar uma parcela da população que irá querer comprá-lo. Se isso não acontecer, o vendedor morre de fome.

Qual o problema do capitalismo?

Desde sempre, as pessoas recebem fardos e oportunidades reduzidas ou aumentadas desde que nascem. É lógico que a vida do filho do faraó vai ter uma vida melhor que o filho do escravo. Partindo desse pressuposto, as pessoas não tem oportunidades iguais. Transformando esse contexto para a Idade Média, que foi quando o capitalismo despontou, vemos que as pessoas que nasciam livres de fardos tinham uma disponibilidade e possibilidade maior de determinar o objeto de venda e seu preço para as pessoas que não podiam produzir. O indivíduo de família rica, com a fazenda mais produtiva, determinava o que as pessoas poderiam comprar e quanto elas poderiam comprar, enquanto o de família pobre não tinha opção.

No tema de Revolução Industrial, as pessoas que podiam ter acesso e controle das máquinas de produção na maioria das vezes tinham a oportunidade à sua porta. Não se pode generalizar, pois os burgueses se fortaleceram na época. Mas utilizar pobres que tiveram oportunidades na vida e cresceram como regra é jogar sujo. Para controle de produção, sempre existia e existe uma massa da população que sustenta e opera essas máquinas, essas indústrias. O filho do carpinteiro não vai conseguir virar um banqueiro milionário facilmente. O filho do médico consegue. É proporcional as suas oportunidades à sua situação de vida.

Voltamos ao condicionamento. A cúpula da pirâmide hierárquica formada, trabalha com doutrinação, alienação e condicionamento para com a base da pirâmide, normalmente pobre e pouco instruída, a fim de continuar no topo, e fortalecer cada vez mais essa opressão. Não existe regra para meritocracia. É simplesmente uma pessoa com sorte que soube aproveitar muito bem as oportunidades que foram dadas à ela. Então as nações destruídas na África é culpa do capitalismo? SIM, é só pesquisar a história do imperialismo europeu na África no final do século XIX. Os milhares de chineses trabalhando feito escravos nas indústrias é culpa do capitalismo? Sim, para atender a demanda da cúpula da pirâmide hierárquica.

É muito mais fácil o capitalismo funcionar perfeitamente do que o comunismo. Mas ambos beiram o impossível. Existe sim uma forma de atacar um lado sem defender o outro. O comunismo deu errado e se continuar nos moldes atuais, é provável que continue dando errado pra sempre. O capitalismo também. Desculpa, mas para mim, selecionar meia dúzia de pessoas para se dar bem na vida e determinar o sofrimento das outras, que são maioria, não é sucesso, e nem um pouco justo.

Faça como eu: Pense sobre isso, e em sua cabeça, tente criar um sistema melhor que o capitalismo, e melhor que o comunismo. Você vai errar, e consertar, e errar novamente. Mas uma hora você consegue utilizar tudo isso para evoluir, se não o mundo, a si mesmo. Olhe o espelho, e lembre que se você tem um celular que permita você ler isso que escrevo, você já teve mais oportunidades que metade da população mundial. Isso é fruto do capitalismo. E mais, nem essa chance você teria no comunismo aplicado até hoje. Pense, refute, reflita. O bipartidarismo é um vírus que afeta somente quem o permite. Se você permite sua infestação, a culpa é somente sua.

Leonardo Nali
Enviado por Leonardo Nali em 10/01/2017
Código do texto: T5878195
Classificação de conteúdo: seguro