Clientes em potencial
Antes da minha atual profissão, trabalhei por anos a fio, como gerente e supervisora de vendas, e a experiência me mostrou a importância de algumas técnicas direcionadas ao ramo, dentre elas, a da abertura de venda. Essa abertura ajuda o profissional a vencer a resistência inicial do cliente e a estabelecer um relacionamento pessoal com ele. Tal quebra de gelo, entretanto, precisa se adequar ao perfil do vendedor, de modo que a abordagem ronde em torno de um assunto que ele goste de falar e se sinta à vontade para tanto, caso contrário, a conversa se torna forçada, e o cliente terminará por perceber a superficialidade do diálogo. Apesar de o movimento na loja nem sempre permitir que os pracistas prolonguem o mencionado bate papo, é bom persistir na abertura de venda, sempre que for possível. Não importa se todos estão ocupados, um simples cumprimento para quem entra na loja é fundamental. Nenhum cliente deve entrar em um estabelecimento sem que seja cumprimentado, independentemente da área de atuação da empresa. Infelizmente, observo, que o atendimento ao cliente, continua deixando muito a desejar. Penso que uma das razões para essa prática se relacione com o equívoco da grande maioria que optou por exercer a profissão, ao adotarem a ideia de que toda e qualquer pessoa esteja habilitada para vendas, enquanto vender é uma arte, e exige capacitação, como toda e qualquer profissão. Da quebra de gelo até o fechamento de uma venda, objeções precisam ser vencidas, e necessidades satisfeitas. Fazer clientes e fidelizá-los, é uma tarefa para poucos, porque antes do produto, o bom vendedor vende emoção, exercendo um grande poder de persuasão, transformando pessoas em clientes em potencial.