"A LUZ no fim do túnel pode ser um trem se aproximando"
(Robert Lowell)
1917 - 1977


ADEUS ESCURO ANO VELHO
 
Dentro de poucos minutos entraremos no ano novo de 2017 e poderemos apagar de nossa memória ou lixeira mental esse escuro ano de 2016. Como se sabe foi um ano muito difícil de ser superado; de termos sobrevivido. E pior, creio não ter sido uma crise brasileira apenas, senão de todo o Planeta.

De uma forma ou de outra, todos (os países) viveram e vivem um momento de difícil transformação: ou na política, ou na economia, guerras, atentados, terrorismo ou na escassez de alimentos e de água potável. No Brasil, penso que tivemos todos eles juntos, pois tateamos nas trevas para ultrapassá-lo (2016) e chegarmos ilesos até este momento.

Desejo profundamente a todos um ano melhor e que suas metas sejam alcançadas, pelo menos em parte, o que já seria um grande feito. Não desejo que em nada tenham esperança, pois, filosoficamente falando, a esperança é uma coisa que não se tem. Esperança de ter saúde: sinal claro que não há saúde, esperança de melhorar: sinal de que está ruim e assim por diante.

Desejo sim que obstáculos - que certamente estão por vir - sejam vencidos por todos e com a ajuda de todos. Esta é a nossa realidade: a sobrevivência em um mundo vazio e selvagem em que as pessoas cada vez mais se distanciam. Onde "amigo", não quer dizer realmente AMIGO, aquele da amizade para todas as horas, e sim uma simples e gélida expressão virtual.

Caros irmãos e amigos! Espero que reflitam sobre a maior lição que o Mestre Jesus nos deixou a respeito da felicidade: "a maior satisfação está na doação. Preocupe-se mais com seu irmão do que você mesmo. Pelo simples fato de fazer seu semelhante sorrir com um gesto de bondade e desprendimento para com ele, então, nesse momento, certamente, você será a pessoa mais feliz e sua missão espiritual neste mundo estará em evolução".

Esclareço no entanto, não ter aprendido essas palavras na bíblia ou em outro livro sagrado, nem tampouco, em um templo dogmático qualquer. Ouvi esses ensinamentos há algum tempo em uma palestra de um filósofo ateu, o qual em uma demonstração de sabedoria e humildade reconhece uma boa lição de vida, mesmo sem crer na existência de seu autor.

Que a luz da sabedoria divina nos ilumine sempre! Pois, arrisco a profetizar que mais do que nunca iremos precisar dessa luz neste novo ano de 2017.
Luiz Carlos Gomes
Enviado por Luiz Carlos Gomes em 02/01/2017
Código do texto: T5869962
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.