A Palavra de Deus esclarece ensinamentos básicos
ALMA E ESPÍRITO não são a mesma coisa. Para ajudar a desenvolver uma linha de raciocínio lógica e coerente a respeito da temática, podemos recorrer a uma ilustração sumariamente simples. O corpo precisa do espírito (ou fôlego de vida), assim como um rádio precisa de eletricidade para funcionar. Podemos pensar, por exemplo, em um rádio a pilha. Ao colocarmos as pilhas nele e o ligarmos, a eletricidade armazenada nas pilhas dará vida ao rádio, por assim dizer. Sem as pilhas o referido rádio não funcionaria. Não é diferente o que ocorre no caso de um rádio elétrico, sabe-se, que quando é desconectado da tomada, ele perde completamente a sua utilidade. De modo similar, pode-se dizer, que o espírito é a força que dá vida ao corpo humano. E assim como a eletricidade, o espírito não tem a capacidade de sentir ou de pensar. Trata-se de uma força impessoal. Mas sem esse espírito, ou força de vida, o nosso corpo ‘expira e retorna ao pó’, como admoesta o salmista, no livro de Salmo, capítulo 104, versículo 29 - jw.org
O estudo cabal e regular das Escrituras Sagradas, nos mostra claramente em diversas passagens, que a alma não é imortal, como pensa e aceita a multidão, tomando como base tradições religiosas ou filosofias humanas. As religiões têm opiniões conflitantes sobre a alma e sobre o que acontece com ela quando morremos. Mas a Bíblia dá uma explicação clara sobre esse assunto. Revela o nosso grandioso criador na passagem de Ezequiel, 18:20, que "a alma que pecar, esta é a que morrerá".
Com efeito, pode-se concluir, que a alma refere-se ao nosso corpo físico, enquanto o espírito, ao fôlego de vida que o impulsiona, que lhe faz capaz de realizar, à guisa de exemplo do que fez Jeová Deus após criar o primeiro humano, Adão. Os Escritos Sagrados informam que Deus SOPROU nas suas narinas, para dar VIDA ao corpo SEM VIDA, que acabara de arquitetar, de modo que "Adão veio a SER UMA ALMA VIVENTE", e não a ter, a possuir uma alma, algo à parte do seu próprio corpo.
E o que dizer quando o corpo físico deixa de existir? Anuncia Eclesiastes 9:10, que depois da morte "não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria, na Sepultura". A Bíblia diz claramente que quando uma pessoa morre, ela volta ao solo; noticia que nesse mesmo dia os seus pensamentos se acabam. (Salmo 146:4). Tomando como base os relatos supra mencionados, é possível admitir que a alma que morreu está num estado de INATIVIDADE. Não é por outra razão que a Bíblia Sagrada muitas vezes descreve a pessoa morta como se estivesse "dormindo".
Infere-se, assim, que estudar a Bíblia por assunto pode esclarecer nossos ensinamentos básicos, a despeito de como a morte, como último inimigo do homem, será reduzida a nada.