O quanto um "NÃO" ou as "frustrações" são necessárias para o amadurecimento saudável.

Educar é muito difícil, pois requer, concomitantemente, firmeza, carinho e limites. O "sim" é muito fácil pois não requer argumentações. Contudo, não é possível dizer SIM, o tempo todo, pois os pais correm o risco de criarem os filhos sem limites, sem educação, sem saberem como lidar com as frustrações da juventude e da idade adulta. O “não” é extremamente importante para que aprendam a lidar com os limites da vida, a conviver com as diferenças e a terem mais respeito pelas outras pessoas. O "não" é fundamental, visto que a partir dele uma criança aprende a lidar com o limite, já que na vida é preciso ter a noção do outro. A vida não é feita apenas de concessões e liberdade. O "não" precisa fazer parte da vida dos filhos, pois é só ouvindo e vivenciando que aprenderão a lidar com as frustrações. Os desapontamentos fazem parte do amadurecimento das pessoas, e embora nem sempre sejam agradáveis, a experiência negativa, desde que não seja em demasia, é extremamente importante por traduzir a vida real, onde temos dissabores e nem todos farão tudo o que queremos o tempo todo.

O "não", requer argumentação, já que dizer "sim", encerra o assunto. O "não", apenas dá inicio a uma série de questionamentos e os pais precisam serem firmes e sustentar a negativa. Por vezes, precisarão mostrar que a vida tem o SIM, e o NÃO, o positivo e o negativo, e, que os filhos precisam aprender a encarar isso com naturalidade. Filhos que nunca ouvem os seus genitores, crescem sem limites e com a “síndrome de rei”; TUDO POSSO E A MIM TUDO É PERMITIDO E LEGAL. Nesse sentido, tem-se, jovens que matam pais, garotos que atacam mendigos, adolescentes que agridem homossexuais, moços que andam exibindo carros velozes a 150 km/h, sem mencionar uma série de outras barbaridades noticiadas no cotidiano. É fundamental que os pais tenham em mente que os filhos precisam ser preparados para a vida e que receberão, por vezes, negativas, a despeito de serem eventualmente criticados na escola e no trabalho. Decerto, terão pedidos de namoros recusados e amigos que lhes digam NÃO, realidade que os ensinarão que as respostas negativas da vida compreendem um processo normal, que não representam o fim do mundo. Mas não adianta que tais pais apenas mostrem o que os filhos podem ou não podem fazer, é fundamental que os pais ostentem que os limites existem para todos, o discurso deve estar de acordo com as suas atitudes. É preciso patentear que também lidam com frustrações, com negativas, e, que ainda assim, é possível administrar as adversidades de maneira tranquila, de forma equilibrada, atentos ao fato de que os filhos imitam o exemplo dos seus pais.

Olga Nobre
Enviado por Olga Nobre em 07/11/2016
Código do texto: T5815921
Classificação de conteúdo: seguro