A Terceira Idade
A Terceira Idade deve ser encarada com naturalidade. Mesmo quando se está sozinho. O mais importante é se estar com saúde, e para isso, é fundamental que se tenha uma vida equilibrada, tanto no aspecto físico como no psicológico. Se tivermos um companheiro ou companheira precisamos levar uma vida harmoniosa para se conservar o amor que nos acompanhou por muitos anos... E mesmo que seja um novo relacionamento, a confiança e a felicidade do outro deve ser o limite.
A pessoa que chega à essa idade e vive reclamando, deixa de aproveitar uma das melhores fases da existência. Geralmente já se está com a vida definida no trabalho ou aposentada. Mesmo para aquelas que vivem sozinhas, pode ser um bom momento para passear se divertir. Há tanta coisa que se pode fazer, mesmo com pouco dinheiro! Uma boa caminhada pela manhã, vendo a beleza e sentindo o calor do sol nascente, nos levará à avaliação da grandeza de Deus. Além disso, estará evitando alguns tipos de doenças características desta idade. Fazer ginástica na praia, visitar os familiares, fazer as pazes com quem quer que seja que tenhamos tido algum problema. Reunir os amigos para conversar, cada um trás uma coisa e não fica pesado para ninguém. Cada semana faz-se na casa de uma. Se você gosta de dançar, divirta-se, não deixe para a outra semana. Faça tudo com alegria, ocupe o seu tempo com algo proveitoso. Não deixe a depressão se aproximar..
Se você gosta de ler, leia uma revista, um jornal, um bom livro. Vá ao cinema. A terceira idade só paga meia. Junte-se a um grupo, viaje em pequenas excussões. Viver com alegria é o segredo da felicidade.
Texto distribuído a um grupo de terceira idade
Junho de 2005