"Informação Compartilhada"

Informação Compartilhada: "Cidades-Modelo"

Menos de 1% dos municípios brasileiros conquistaram o direito de ostentar o selo de Cidade Livre do Analfabetismo. A premiação foi concedida pelo MEC para as cidades com menos de 4% de analfabetos em sua população. E o resultado foi um tanto desolador: dos 5.560 municípios, apenas 64 atingiram a meta. Entre o seleto grupo, 59 municípios estão na REGIÃO SUL (40 no Rio Grande do Sul, 16 em Santa Catarina e três no Paraná), e cinco na região Sudeste (três em São Paulo e dois no Rio de Janeiro). A cidade campeã também está na REGIÃO SUL: a pequena SÃO JOÃO DO OESTE (SC) tem 99,09% da sua população - de 5 mil habitantes - alfabetizadas. Entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, apenas duas, Blumenau e Jaguará do Sul, ambas em Santa Catarina, receberam o selo do MEC.

(Revista Discutindo Literatura - Ano 3 - Capa: Guimarães Rosa)

Os atuais governadores: Roberto Requião (Paraná), Luís Henrique da Silveira (Santa Catarina) , ambos do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMBD) e Yeda Crusius (Rio Grande do Sul) do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) merecem serem lembrados neste espaço e que dêem continuidade ao trabalho realizado pelos governos anteriores.

Quanto aos demais: José Serra (São Paulo-PSDB) e Sérgio de Oliveira Cabral Santos Filho (Rio de Janeiro-PSDB) devem seguir os exemplos dos governadores citados acima para enfim fazerem jus ao louvável eixo Rio-São Paulo.

* Este texto é somente para "COMPARTILHAR INFORMAÇÃO".

Grata.