Revelar o Oculto
Revelar o Oculto
O homem possui elementos essências para sua existência, o que os teólogos chamam de Tricotomia (três partes), conhecidas como corpo, alma e espírito; mostrando dessa forma que ele é um ser espiritual.
Sendo que no espírito é revelado o mais profundo comportamento e segredos que muitas vezes não são percebidos pelas pessoas que estão próximas.
Provérbios 20:27
O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, ela esquadrinha o mais íntimo do ser.
Lâmpada ou luz, revela o que está no escuro; então o espirito do homem é a lâmpada que revela tudo ao Senhor. A ausência do mesmo ocorro em morte.
No entanto, como estamos falado do espirito humano em unidade com Deus, tenhamos cuidado nas coisas que pensamos e praticamos porque tudo está patente aos olhos do Todo Poderoso.
Hebreus 4:13
E não há criatura alguma incógnita aos olhos de Deus. Absolutamente tudo está descoberto e as claras diante daquele a quem devemos prestar contas. Jesus é o grande sacerdote.
Notoriamente, incógnita é aquilo que não sabemos, que está em oculto. Mas, não existe como se ocultar de Deus. Embora tenhamos toda liberdade no universo, temos que compreender que a mesma é acompanhada de responsabilidade; caso contrário a terra seria uma bagunça, sem ordem e não havendo limites para os pecadores.
Temos de aceitar que a força que move o homem, vem de Deus, e não há como suprimir essa realidade.
Tudo um dia será revelado, até as coisas que pensamos que nunca aconteceram chegarão ao conhecimento de todos, por esse motivo é que não devemos guardar mágoa, ódio, paixões infames e outros sentimentos negativos.
Lucas 12:2
Pois não existe nada escondido que não venha a ser revelado, ou oculto que não venha ser conhecido.
• Primeiro Lugar – O tempo não apaga pecado;
• Segundo Lugar – Daremos contas de todas as nossas obras, que sejam boas ou ruins.
Romanos 14:1-2
01 – Porquanto está escrito: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor, diante de mim todo joelho se dobrará e todo língua confessará que Eu sou Deus.
02 – Deste modo, cada u de nós prestará contas de si mesmo a Deus. Motivo de louvor, não de tropeço.
Não vai resolver, o homem quer de uma de bom; dizendo que tudo está bem, quando a sua alma queima no pecado e nos desejos carnais.
Por fim, meditemos em dois versículos maravilhosos que mostra a onisciência e onipotência de Deus.
Daniel 2:22
Ele revela o profundo e escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.
Salmo 139:11-12
11 – Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz a roda de mim.
12 – Nem ainda que as trevas me encobrirem de ti; mas a noite resplandecer como o dia; as trevas e a luz são para ti as mesmas coisas.
Robson Colaço de Lucena
OTPB – Conselho de Pastores do Brasil – Mat 595
CPB – Conselho de Pastores do Brasil – Mat 10427