Pênalti! 
 
 
Todos os esportes têm suas regras e quem não as segue sofre penalidades. Quero tomar como exemplo o futebol para a reflexão que segue. Toda a falta cometida dentro da grande área é punida com a penalidade máxima, até mesmo aquelas simuladas por jogadores “malandros”.  
 
Quem conhece bem este esporte sabe que, nessa hora, a vantagem é sempre dos cobradores e que, quando o goleiro defende o lance, a surpresa é grande e ele se torna o herói da partida. Nós também temos a nossa grande área, que é o espaço em que atuamos: nossa casa, a escola, o trabalho, etc. 
 
E, se formos cristãos, teremos adversários ali: pessoas a quem a vida cristã incomoda e que podem até torcer pelo nosso fracasso. Na presença deles há necessidade de cuidado para não cometermos nenhuma falta, pois esta será cobrada. 
 
Não sabemos qual será a intensidade da cobrança. O “chute” pode ir de leve (p. ex. algum deboche do tipo “E, é cristão, hein? Imagine se não fosse, o que faria” – Como se o cristão tivesse necessariamente de ser infalível) até violento (perseguição agressiva) – e a vantagem será deles. 
 
Outros ficam somente na expectativa, esperando um descuido para simular uma falta e ter um pretexto para a oposição. Leia 1 Pedro 2. 11-25. Fala sobre os deveres sociais dos cristãos. O Apostolo Pedro insistiu nisso pois sabia por experiência própria que somos seres imperfeitos e cheios de falhas. 
 
Em várias ocasiões proclamou suas próprias virtudes para em seguida fracassar vergonhosamente. O cristão precisa esforçar-se para viver bem com todos e dar bom exemplo, refletindo o caráter de Cristo, a quem ele entregou sua vida. Se estamos com Jesus, somos novas criaturas e temos a promessa de que receberemos da parte dele a capacidade de agir segundo os mandamentos de Deus.  
 
Leitura bíblica: 1Pedro 2. 11-25.