Convite a um exercício de mudança

Convite a um exercício de mudança

Rosa Firmo

“A vida é uma frase interrompida”

Victor Hugo

Somos seres humanos, com tendências para as coisas positivas e negativas. Se fizermos as nossas atividades diárias com perseverança somos capazes de realizarmos grandes feitos. Se estivermos passando por alguma dificuldade e atentarmos para algumas alternativas observaremos as possibilidades de superá-las fazendo mudanças. Sejamos cautelosos, comecemos devagar, vamos dar início pelas coisas mais simples.

Procure alguém de sua inteira confiança para fazer seus desabafos. Não tome todos os seus conselhos, selecione os que mais irão se adequar a você. Tome apenas conselhos sábios que darão rumos a sua vida. Escute sua voz interior. Faça em primeiro lugar as mudanças exteriores.

Procure mudar seu modo de vestir-se, doe objetos que não utiliza com freqüência ou que trazem recordações negativas, mude os móveis de lugares, sem comprar coisas novas, faça contenção de despesas. Mude seus hábitos alimentares. Mude sua rotina, tudo que é rotineiro torna-se enfadonho. Passe a observar as qualidades das pessoas, cumprimente-as. Evite pessoas que reclamam de tudo e propagam rancor e espalham energia negativa. Converse com seus amigos e amigas, dedique um tempo para freqüentar novos ambientes e fazer novas amizades. Procure recordar os momentos positivos, de coisas e lugares que lhe trazem boas recordações.

Leia livros ou periódicos que trazem conteúdos interessantes e positivos, evite leituras de conteúdos drásticos e que banalizam a violência, o sexo e o amor. Estes temas causam ansiedade, angústia e estresse. Procure preparar sua alimentação a mais natural possível, evite os alimentos industrializados, os produtos naturais contribuem para a saúde mental e física.

Visite locais de descontração como parques, praias, jardins, curta-os colhendo o aroma da natureza e colha seus benefícios. Contemple o ambiente meditando sobre os elementos mais simples da natureza, como os insetos, os pássaros, as plantinhas pequenas. Eleve o pensamento a Deus e agradeça.

Procure esquecer assuntos que no passado proporcionou-lhe tristeza, dissabores, não guarde rancor. Livre seu coração, sua mente e seu corpo de sentimentos destrutivos. Só você pode fazer isso.

Erga o pensamento para o que positivo e sublime. Pratique a solidariedade e o amor doação.

Esforce-se para estabelecer mudanças esquecendo ações que lhe causam perturbações, despreze o egoísmo e a inveja, compreenda que para construir a felicidade é somente através da prática do bem.

Necessitamos, assim, fazermos esses exercícios diários para aprendermos viver os instantes da nossa vida com mais estabilidade e equilíbrio. Lembre-se da sensibilidade de um colibri, de uma abelha colhendo o néctar de uma flor, da luz do luar, da brisa macia que acaricia nosso rosto. Com esses procedimentos poderemos mergulhar no universo do equilíbrio e da harmonia na busca da paz interior e do cosmo.

Roseli
Enviado por Roseli em 22/07/2007
Código do texto: T574617