UMA GRANDE MULHER

A minha amada avó materna, a quem devo parte da formação do meu caráter, dona de admirável sabedoria prática, desde muito cedo, empreendeu esforços no sentido de me despertar para as coisas que considerava de vital importância para bem conduzir a vida. Para tanto, costumava se valer de ilustrações simples, corriqueiras, convicta de que seria a forma mais inteligente de melhorar as suas ideias, pois o seu objetivo precípuo seria o de atingir positivamente a minha mente e o meu coração. Visto que a vida marinha é tão complexa quanto frágil, e que alguns dos animais mais inteligentes do planeta estão no mar, ela decidiu por me ensinar a importância de administrar a vida com discrição, fazendo referência a duas espécies de animais aquáticos, os de grande porte, à exemplo da conhecida baleia-azul, e os de pequeno porte. Dentre os paralelos traçados, um deles ficou indelevelmente registrado na minha memória, ela me chamou atenção para o fato, de que os peixes minúsculos, em razão da sua aparente insignificância, também levam algumas boas vantagens sobre as exuberantes espécies de grande porte, aproveitando a ocasião para alistar algumas delas, mas que o tempo já não me permite resgatar da memória. Com efeito, conseguiu o seu nobre intento, qual fosse, o de me convencer de que se determinada pessoa optar por conduzir a vida sob o prisma da discrição, sem vaidade de qualquer natureza, estará escolhendo viver sob uma maior margem de segurança, e em todas as esferas da vida. É bem verdade, que em regra, os peixes pequenos servem de alimento para os peixes grandes, completando a cadeia alimentar, mas é inegável que muitas vezes, justamente por seu tamanho, inúmeros deles consigam passar despercebidos pelos seus consumidores, tendo o seu tempo de vida prolongado. Além de ter aderido a essa, e a outras tantas orientações valiosas, propostas bondosamente por vovó, tenho procurado disseminá-las, repassá-las aos meus, convicta de que vale à pena levar um estilo de vida discreto, sem aparições desnecessárias, sem ostentação dos meios de vida. A essa grande e generosa mulher, rendo a minha homenagem.

Olga Nobre
Enviado por Olga Nobre em 28/08/2016
Código do texto: T5742510
Classificação de conteúdo: seguro