Estou Preso ao Passado
Estou Preso ao Passado
Tem pessoas que vivem presas ao passado, em particular a eventos negativos que marcaram parte da trajetória na face da terra; essa ação os priva de uma eternidade com Deus. Tendo em vista a limitação espiritual dos que trilham por este caminho de ignorância nos ensinamentos da Bíblia Sagrada.
Devemos abraçar as coisas positivas que trazem paz e perdão, as quais iniciam com o arrependimento dos pecados e aceitação de Jesus Cristo como o único e suficiente salvador, gerando o esquecimento das coisas negativas diante do Senhor.
Isaias 43:18-19
18 – Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.
19 – Eis Que faço coisas nova, que está saindo à luz; porventura, não percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo.
Estamos diante de uma benção vinda da parte de Deus para os que desejam esquecer a pratica tortuosa dainiquidade, e passam a andar em novidade de vidadando frutos dignos de arrependimento. De forma que o Senhor tem grandes planos para cada ser humano; mas, temos que entender o seu chamado a uma vida de piedade.
Ele nos perdoa; de maneira que temos um versículo que cita a sua infinita misericórdia.
Romanos 8:1
Portanto, nenhuma condenação há para os que está em Cristo Jesus.
Somos redimidos pela sua graça, e viver no passado é como correr atrás do vento; então, não necessitamos perder tempo nos martirizando, pensando que não podemos ser perdoados. Caso isso aconteça estamos limitando o poder de Deus. Sabendo que Ele tem pensamentos que estão acima da nossa mente carnal e limitada.
Jeremias 29:11
Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamento de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.
Notoriamente, tudo que vem de Deus é bom para a humanidade; mas, os homens ainda não descobriram essa virtude celestial e preferem perder tempo em um mundo de engano e condenação eterna.
Em contrapartida, encontramos com muitos pecadores que não querem o perdão, agem como se Deus não tivesse condições de absorver a culpa dos tais; perdendo muito tempo e até a salvação de suas almas. A solução está dentro de cada ser humano, e para receber a redenção basta seguir em direção a Jesus, arrependendo-se das suas obras malignas. Vejamos um versículo em Atos dos Apóstolos, que narra com profundidade sobre o assunto.
Atos 3:19-20-21
19 – Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados,
20 – a fim de que, da presença do Senhor, venham os tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que foi designado, Jesus,
21 – o qual é necessário que o céu receba até os fins dos tempos da restauração de todas as coisas, de que Deus falou por boca dos seus santos profetas desde a antiguidade.
O Senhor nunca abandonou a sua criação, sempre disponibilizou os seus servos para anunciar a Sua Palavra, sem falar que Jesus Cristo esteve entre os homens e hoje contamos com a presença majestosa do Espírito Santo. Resta a cada um de nós repelir as lembranças da servidão do pecado e triunfar na vitória que foi determinada desde a eternidade.
Vejamos um versículo bem interessante no Livro do Profeta Isaias.
Isaias 43:25
Diz o Senhor: Sou eu, eu mesmo, aquele que te apaga as tuas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais dos teus pecados.
Desde o primeiro pecado do homem, com a decadência que foi ocasionada, o Senhor sempre esteve de braços abertos e fazendo alianças para perdoar as fraquezas e limitações humana, a ponto de sacrificar o seu Filho Unigênito. Sem falar de que enquanto estamos lembrando das negligencias, imaginando que não tem solução; Ele esquecesse todas as transgressões praticadas contra a sua santidade. Vejamos um versículo explicito sobre o assunto.
Miqueias 7:19
Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniquidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar.
Não existe ninguém capaz amar o homem como o Senhor, até mesmo nos grandes relacionamentos humanos, normalmente encontramos grandes conflitos e falta de perdão. Contudo, encontramos um Deus Soberano que não precisa da humanidade, e mesmo assim tem usado da sua infinita misericórdia para com todos.
Que o Senhor Jesus Cristo, vos abençoe rica e abundantemente.
Pr. Robson Colaço de Lucena
OTPB – Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil – Mat 595
CPB – Convenção dos Pastores do Brasil - Mat 10427