Arrogância Espiritual

Arrogância Espiritual

Normalmente quando pregamos o Evangelho nos deparamos com pessoas mentirosas; indiferentes e arrogantes. De maneira que as mesmas pensam que a vida no mundo presente, será para sempre.

• Os mentirosos dizem para si mesmo, mais do que deveria dizer;

• Os indiferentes levam a vida sem compromisso e na frieza espiritual até para consigo;

• Os arrogantes pensam de si mesmos, mais do que se deveria pensar.

Todavia, a arrogância é o carro chefe que leva o homem a pecar.

Salmo 10:4

Em sua arrogância, o ímpio diz: Não há castigo, Deus não existe. É tudo só o que ele pensa.

Arrogância significa – Atribuir todo o direito / Querer todo privilégio / Sentimento de superioridade.

Os arrogantes acham que são superiores a todos, e até sobre Deus; na limitação deles esquecem que um dia darão contas dos seus atos. Mas, um haverá um momento que eles clamarão ao Senhor, e não receberão respostas por causa das suas obras negativas.

Jó 35:12

Clamam, porém Ele não responde, por causa da sua arrogância.

Tem pessoas que são assim, e não percebam; um exemplo clássico acontece quando perguntamos se elas aceitam a Jesus Cristo como único e suficiente salvador. E mediatamente, falam “Não”. Outro caso acontece quando colocamos qualquer criatura ou objeto no lugar de Deus.

As Igreja evangélicas e os missionários estão avisando sobre o perigo de uma eternidade sem salvação;todavia, muitos estão na arrogância espiritual desprezando a mensagem de amor vinda da Bíblia Sagrada

Provérbios 21:29

O ímpio mostra o seu rosto na sua arrogância, mas o justo mantem em ordem o seu caminho.

Quem leva a vida ignorando ao Senhor acarretará muitas consequências drásticas; não adianta querer culpar aos outros por seus erros, porque não resolverá a sua situação. Escrevo isso porque a homem tende a colocar a sua culpabilidade no seu semelhante. Quem procede assim, cai em ruinas destruído a sua alma.

Provérbios 16:18

A soberba precede em ruinas, o espirito arrogante vem antes da queda.

Por incrível que pareça, o arrogante pensa que tem domínio sobre as outras pessoas, e acham quem mandam em Deus. Normalmente estão envolvidos em uma religião, aonde promovem contendas e divisões.

Para esse tipo de pessoa, Deus a quebra para que eles reconheçam que um único ser soberano sobre o universo; que é Ele mesmo, e por sua vez não divide a sua glória com outra criatura.

Isaias 37:29

Por causa do teu furor contra mim, e porque a tua arrogância subiu até os meus ouvidos, portanto porei o meu anzol no teu nariz e o meu freio sobre os teus lábios, e te farei voltar pelo caminho aonde viestes.

Um fenômeno interessante acontece no mundo animal, quando o homem para dominar um touro que tem grande força; é colocado uma argola no nariz do animal e ao pressionar essa argola o animal fica dominado e o homem faz com ele o que bem quer. Da mesma sorte acontece com os cavalos, que por mais selvagens que sejam, são dominados por peças de metal inseridas nas bocas dos mesmos, sendo dominados facilmente.

Também observamos na pesca, que por enorme e ferozes que sejam os peixes, os tais sãos fisgados por pequenos anzóis que os domina com a maior facilidade.

No entanto, o Senhor deu esse exemplo para que o homem pecador entendesse que assim como é feito com os animais, Ele tem todo poder para imobilizar o arrogante.

Posso dizer com toda autoridade do Espírito Santo, que a arrogância é como um general sem exército.

Pr Robson Colaço de Lucena

OTPB – Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil – Mat 595

CPB – Convenção dos Pastores do Brasil – Mat 10427