A certeza da incerteza no mundo

UMA ANALISE DA HISTÓRIA

Você sabia? Que a incerteza do mundo é a única certeza, e que ele vive em constante mutação e essas variações são marcadas por grandes acontecimentos, onde afeta todo o cosmo; isto é, coisas pontuais e locais, terminam por alcançar: a vida de pessoas em todo o mundo. Não são pouco os registros históricos que testificam desses assuntos a exemplo temos o apogeu e decadência dos antigos impérios: o egípcio, o persa, o grego, o romano o império bizantino e tantos outros, nações que cresciam tanto em todos os aspectos que saiam varrendo a terra. Sem contar as religiões que já se propagaram por todo o planeta, embora tenham se iniciado em lugares específicos da terra. O cristianismo por exemplo começou em Jerusalém e encheu a terra e permanece até hoje afetando vidas. Temos também as guerras, em especial; a primeira e a segunda guerra mundial. Mas analisando friamente toda essa turbulência na terra pode-se observar que algumas coisas são eternas, ou se refazem, ou ainda são inabaláveis. Durante milênio podemos dizer que toda transformação se limitava a alternância dos impérios sendo que dentro do império o rei e sua corte detinham toda a primazia do mundo e o restante vivia para servi essa elite. Na idade média quem mandava eram os senhores feudais e a igreja, na idade moderna a burguesia liderada pela Inglaterra e que detinham o poder, ou seja os comerciantes dando origem ao capitalismo. Capitalismo esse que aliado ao avanço cientifico e tecnológico ditaram e ditam o ritmo de toda a sociedade. E como diz a música nesta cadeia hereditária o rico cada vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre, na verdade o que tem de estável é a pobreza dos pobres e a riqueza dos ricos. Mas os elementos envolvidos nos acontecimentos assim como os resultados são praticamente os mesmo. Após analisar a história pode propor ações ante adversidades e muitas de caráter preventivo: não viva como nércio, alheio a esse mundo mutante, sabia que pior do que enfrentar grandes acontecimentos é está despreparado. A verdade é que depois de grandes caos o mundo se refaz com conhecimentos, conhecimentos esses que hoje estão ao alcance de todos com abundancia. Existe hoje algumas coisas que capacitam o homem para não ser tão afligidos por diversos acontecimentos. Como vimos faz parte do mundo ser turbulento, não cabendo a nós muitas vezes impedir, mas é possível ter o mínimo de preparação, para amenizar seus impactos. Não se está falando do grande acumulo de riquezas, pois nas grandes crises essas são as primeiras que evaporam e se perdem, mas uma reestruturação do homem onde deve-se unir e juntar o que foi fragmentado, isto é: o corpo, mente ou inteligência e o espirito. Seguido os antigos gregos onde cuidavam do homem com uma educação integral.