A IGNORÂNCIA DÁ O QUE FALAR

A ignorância é a maior enfermidade do gênero humano (Cícero)

Existe apenas um bem o saber e apenas um mal a ignorância (Sócrates)

A ignorância não é inocência, mas pecado. ( Robertt Browning, Inglaterra 1812- 1889)

Ignorar a própria ignorância é a doença do ignorante. ( Amos Bronson Alcott, Educador EUA, 1799-1888)

HÁ TRÊS CLASSES DE IGNORANTE: NÃO SABE O QUE DEVERIA SABER, SABE MAL O QUE SABE E SABE O QUE NÃO DEVERIA SABER. (François de La Rouchefoucauld)

A Ignorância é o elemento mais violento da sociedade. (Emma Goldmam)

Sempre haverá mais ignorantes, do que sabedores, enquanto a ignorância for gratuita e a ciência dispendiosa. ( Marquês de Maricá)

Nada no mundo mais perigoso do que a ignorância, sincera e a estupidez conscienciosa. (Martin Luther King Jr.)

Quando você admite a ignorância você estar abrindo a porta para a sabedoria. (Sócrates )

Como foi visto nas frases acima a ignorância tem como principio básico a falta de conhecimento de algo, de alguma coisa ou de quase tudo, e ainda se pode afirmar que não é só isso, a existência da ignorância possui grandes implicações na vida de uma pessoas e de todos ao seu redor.

O grande mal da ignorância se dar por ela habitar na fonte vital, no fluxo psíquico de todos os seres humanos vivos do planeta terra, embotando e dificultando seu raciocínio, ela contamina a fonte, o nascedouro de ideias e invenções humanas, a mente humana. Inicialmente a ignorância não é problema porque no geral todos os homens independentemente são ignorantes, pois sempre deixaremos de saber alguma coisa e isso inevitavelmente.

Agora há algo que é inadmissível não saber ou não procurar saber: sobre: Deus, a eternidade e tudo relacionado. De si mesmo, o funcionamento da mente suas emoções o outro, o necessário, útil e importante e verdadeiro.

A ignorância em muitos casos é intencional, a pessoa não quer saber e se recusa a saber.

Algumas revelações sobre a ignorância extraída de Proverbio de Salomão:

A insensatez louca é alvoroçadora é néscia e não sabe coisa alguma. E assenta-se a porta da sua casa ou numa cadeira nas alturas da cidade, para chamar os que passam seguindo direto o seu caminho. Quem é simples volte para aqui, e aos falto de entendimento diz: as águas roubadas são doces, e o pão comido as ocultas é suave. Mas não sabem que ali estão os mortos, que os seus convidados estão nas profundezas do inferno. Logo a ignorância mata e devasta a tudo e todos que ela alcançar e isso não é força de expressão.

Quando se começa a pensar na ignorância percebe-se que ela faz o homem acreditar no que não se deve acreditar e não acreditar no que deveria acreditar, há um exagero um hipersensibilidade ou um hipossensibilidade.

Há uma confusão na administração do próprio saber, o que saber primeiro, a intensidade e aprofundamento no momento de saber, como saber e as implicações do saber. E ainda quais as coisas que são indispensáveis, o que se poderia ignorar ou o que não se deve ignorar de jeito nenhum? e isto é ainda melhor entendido como mal do logo estéril e exteriorização existencial.

É incrível como todo o nosso entendimento está obscurecido em todas as áreas estamos condenados, esse poder sobrenatural e maligno que nos escraviza e nos aprisiona ao ponto de não querermos saber ou saber só na teoria, de fato a ignorância é o único e o pior mal da humanidade, a ignorância é a grande mãe de todos os males.

Isto só pode ser vencido pelo querer do homem, querer esse que paradoxalmente depende da sua ignorância, além do seu querer o homem precisa se utilizar de alguns instrumentos que o faz pensar, esses instrumentos são a Filosofia e a Logica.

A Filosofia porque questiona o que já está estabelecido e a aparência das coisas a Lógica porque exige exatidão, coerência e sentido das coisas, humanamente falando esse seria o primeiro passo ou as primeiras investidas para se livrar da ignorância que está impregnada na alma do homem.

Então Sócrates estava certo quando disse: (O QUE SEI É QUE NADA SEI), e Pitágoras quando disse: (NÃO ME CHAME DE SÁBIO, MAS SIM DE AMIGO DA SABEDORIA), e a outra afirmativa dele é bem propícia nesse momento, onde diz: Quando você admite a ignorância você estar abrindo a porta para a sabedoria. (Sócrates)

A ignorância leva o homem a não querer aprender, a querer aprender tudo, aprender só o essencial ou querer aprender futilidade e inutilidade, mas a ignorância também sega o seu entendimento por ele não discernir essa categoria de saberes, então no geral o homem vai saber e não saber, mas, o que faz a diferença é a qualidade e importância dos saberes. E o que deixa de saber.

Dentro do homem existe: a ignorância entranhado nele que dá origem ao bem e ao mal e a parte desses; a sua alma que é a sua consciência, durante toda sua vida o homem vai acumulando informações formando a sua memoria existencial, isso é feito sem nenhum filtro ou critério. E ao mesmo tempo essas informações vão sendo apresentada a consciência que são os pensamentos, esses pensamentos causam reações tanto internas como externas nas pessoas: medos, alegrias tristezas, raivas e ações, inúmeras vezes sem precedentes, tornando cada ser humano uma marionete desse fluxo vital.

Com isso a grande frase de Sócrates: conhece-te a ti mesmo, tornou-se importantíssima, sendo o volta-se para dentro o inicio da inteligência, organizar profundamente a sua psique lançar fora a ignorância. Verifica-se que com a memoria essencial, que da origem aos pensamentos, a Historia se manifesta parcialmente todos os dias no presente.

A Historia se torna importante, não deve ser desprezada, pois só com ela acha-se o começo de alguns inconvenientes e mazelas, podendo assim o presente ser considerado ou não. E também pelo fato da dinâmica da vida, onde objetos e fenômenos surgem desaparecem e se transformam com o tempo, afetando a qualidade de vida do homem.

Há muito a se extrair da historia em todos os sentidos, coisas realmente indispensável, só nela é possível investigar A CAUSA PRIMEIRA DE

TODAS AS COISAS OU A ULTIMA.

A ignorância é a falta de saber, e ignorante é aquele que ignora, mas não é só isso, é ignorar a própria ignorância como também suas consequências desastrosas e devastadoras, ao ponto de contra ela não haver argumentos que possa fazer a pessoa refletir e mudar a sua maneira de ser e de pensar quando essas atitudes estiverem sendo altamente destrutivas, para a própria pessoa e para todos ao seu redor.

A ignorância prejudica o discernimento, a analise, o julgamento, o proferir um juízo de valor sobre objetos, fenômenos e pessoas, dificultando a resolução de problemas e causando mais problemas. Todos os nossos problemas tem origem na ignorância, o ignorar Deus inicialmente, ignorar a Bíblia e o ignorar o conhecimento de si mesmo, o funcionamento da mente humana.

A ignorância não é só a falta de saber, não é a falta de raciocínio, não é a falta de engenhosidade nem criatividade inventiva, porque todos têm essas características e claro dentro de suas limitações uns mais outros menos, em alguma parte da vida. A ignorância é um sistema operacional que faz o homem funcionar com todas as suas potencialidades reduzidas.

A atuação da ignorância é no centro de processamento das informações forçando-o a chegarem a conclusões equivocadas sobre as coisas mais essenciais e de suma importância. Sendo ainda a sua atuação continua, isto é, uma vez o homem sendo regido pela ignorância, toda sua existência estar comprometida, ainda que muitas vezes ele pense que fez as coisas, regido pela inteligência.

A ignorância se caracteriza pela utilização de métodos e técnicas inferiores de péssima qualidade na aquisição de saberes, gerando consequentemente resultados ínfimos, insatisfatório, superficiais, paliativo e o que é pior uma alegria e um contentamento a quem executou ou ao grupo, assim como quem foi beneficiado. A ignorância está instalada nos mecanismo de processamento do cérebro causando seu mal funcionamento o que Cury chama o mal do logo estéril. A ignorância tem algo de bom faz toda a existência humana ter sentido, ou seja: explica toda a historia deprimente da humanidade até aqui o bem e o mal.

A ignorância é um sistema operacional de péssima qualidade, que o homem se deixou instalar, pelo diabo, fazendo-o funcionar precariamente, onde o homem após algum tempo se psicoadaptou, sendo ainda que esse vai deteriorando a cada dia o homem. A ignorância é um tipo de guia que conduz o homem a aquisição de conhecimento banal e fútil e dispensável. Uma das finalidades da ignorância é confundir a mente do homem levando-o ao erro sem o percebe-lo. Vive na ilusão que possui inteligência. Vive enganado.

A ignorância cria no homem uma aversão à inteligência e ao verdadeiro progresso intelectual, uma oposição a instrução, torna todo entendimento obscuro, difícil, sombrio e triste. Obscuro é uma palavra que define bem a ignorância pois ela deixa todo saber: precariamente iluminado ou escuro, com difícil entendimento, confuso, pouco conhecido, impreciso, pobre sem projeção. Não faz as coisas irem para frente melhorar. A ignorância caracteriza-se pela falta de distinção ou por distinção com critérios duvidosos.

A ignorância é intencional é o desejo do homem de criar e formular todo seu conhecimento e seu padrão de bem, mal utilidade, futilidade e verdade, o resultado disso é tudo que o homem criou a chamada humanidade e civilidade.

A ignorância se oculta no mais intimo dos homens, ela impera a quase cinco mil anos, a ignorância é destruidora sem precedente. Não existe livros nem fontes que dissertem sobre ala, mas ela existe, é atuante extremamente nociva, transforma um ser tal belo e divino, o homem na mais vil e feia de todas as criaturas.

Ignorância o único mal que todos realmente devem se preocupar. CIRCUNCISÃO 2015

Ignorância, uma palavra que paradoxalmente faz toda existência humana fazer sentido. Se fosse necessário explicar a existência humana com uma única palavra, ignorância é uma palavra mais que adequada. CIRCUNCISÃO 2015

O QUE É IGNORÂNCIA, QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DA IGNORÂNCIA, ONDE A IGNORÂNCIA RESIDE E QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DA IGNORÂNCIA?

A ignorância é o que temos de mais velho na historia da humanidade linguisticamente falando é um substantivo, e como tal não tem grande expressividade, mas semanticamente falando seus significados são preocupantes. Para se falar sobre a ignorância deve-se recorrer a Filosofia e a Lógica, a Filosofia por esta questiona a tudo e a todos e a Lógica por buscar exatidão e precisão tentando dar assim sentido a existência humana. Pois só com estas ferramentas será possível responder satisfatoriamente os problemas sobre a ignorância.

A ignorância sempre foi marcante na História, embora nunca comentada, o primeiro fato se dá pelo desenvolvimento dos povos onde cada um buscou um modo de viver, alguns bem sofisticados outros bem simples, ganhando os que buscaram sofisticação o status de civilização e os outros de povos primitivos e bárbaros. Sendo os últimos a serem hostilizados e dizimados pelos primeiros. Há também durante milênios o desenvolvimento de uma classe chamada culta e outra chamada inculta.

Com isso pode-se afirmar que nesse caso relatado alguns já estavam condenado a ignorância por seres privados de saberes, por opção e por classe social. A ignorância realiza uma função semelhante a um sistema operacional onde instrui a mente ou diz para ela o que deve fazer, e isso afeta todo fluxo vital da mente. Esse sistema operacional faz a mente funcionar precariamente além de iludi-la proporcionando-o a sensação de que estar funcionando perfeitamente bem.