A torcedora iraniana levava uma simples faixa de protesto

Na arquibancada do Maracanãzinho, no jogo desse sábado (13) entre Irã x Egito, uma mulher iraniana levava uma simples mensagem em uma faixa:

"Let IRANIAN WOMEN Enter Their Stadiums" (Deixem as mulheres iranianas entrarem em seus estádios). Por esse motivo, ela foi proibida, por seguranças das Olimpiadas no ginásio, de protestar pelas mulheres.

Porque a lei islâmica, no Irã, impede ou impõe severas restrições à entrada de mulheres em estádios, quando homens estão jogando.

Os seguranças do estádio disseram a Safai que ela seria expulsa se não guardasse a faixa.

Com lágrimas nos olhos, Safai disse que não desistiria. E que tentaria novamente expor sua mensagem em um jogo, nesse domingo.

A bela mulher chama Darya Safai, uma iraniana que vive na Bélgica, e que criou um grupo para defender a livre entrada das mulheres, em estádios iranianos.

Em pleno séc. XXI, um mundo que se diz moderno, que mais parece como se ainda vivêssemos nos tempos das cavernas. Com conceitos tão antiquados e machistas, que fazem com que a liberdade de expressão e, contra o preconceito de gênero sejam amordaçados.

Fabinho Oliveira
Enviado por Fabinho Oliveira em 14/08/2016
Reeditado em 27/08/2016
Código do texto: T5728463
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.