Perdão: Ingrediente essencial na familia.

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoara; se, porem, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoara as vossas ofensas”. (Mateus 6.14,15)

E dentro da família que revelamos quem de fato somos. Você quer saber quem eu sou? Pergunte para minha esposa e para meu os filhos. E na família que acontece os relacionamentos mais significativos e profundos ou deveria ser. E bem verdade que não existe famílias perfeitas, relacionamentos perfeitos e ate amizades perfeitas, os conflitos são inevitáveis; porem existe sim famílias boas e equilibradas, mas perfeitas jamais. Concorda comigo!

Então, um ingrediente que não pode faltar em nossos relacionamentos e o perdão, e se nos não praticarmos este ato, trazemos em nossa vida muitos problemas de ordem emocional, espiritual e ate física, a falta de perdão nos mantém “presos”. O perdão e um mandamento de Deus aos homens, um ato de amor, e dar uma chance a você e ao outro, e uma condição imposta por Deus para receber o Seu perdão, e vencer o orgulho que muitas e tantas vezes assolam nosso coração.

A ausência de perdão e uma parede ou muro sendo construído em nossos relacionamentos e não somente prende a pessoa a uma vida de amargura como também contamina outros a sua volta, amargura e altamente contagiosa, veja o que o autor de Hebreus nos ensina sobre isto: “Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus; que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando muitos”. (Hebreus 12.15). Algumas pessoas já me disseram que e mais fácil perdoar do que pedir perdão, e outros e mais fácil pedir perdão do que perdoar. Sempre digo a essas pessoas o seguinte: “Não sei o que e mais fácil ou difícil, o que importa e praticar o perdão”. E claro que o perdão precisa ser um ato da minha vontade, porem para perdoar, certamente preciso contrariar a minha vontade. O perdão não e um sentimento e sim uma decisão em perdoar. Caro leitor, não permita que paredes e muros, ou seja, a falta de perdão seja edificada em seu lar e nos seus relacionamentos, tome a iniciativa de perdoar e esta parede será destruída, Jesus nos perdoou devemos perdoar também. Aceite o perdão como mandamento de Deus, recorra a Deus e ore, pois Ele mesmo diz: “Sem mim nada podeis fazer...” (João 15.5). Quer ser curado nas suas emoções, então perdoe. Não armazene em seu coração a amargura. Espreme esta ferida de seu coração, faça uma faxina em sua mente e coração e perdoe. Perdoar e remover a dor, o desgosto, e trocar o rancor pelo amor, amargura pelo consolo, a separação pela reconciliação. A única maneira de uma família ter saúde emocional e vigor espiritual é exercendo o perdão constantemente. Precisamos tratar uns aos outros com honra. Precisamos perdoar-nos mutuamente e sempre. Precisamos investir nos relacionamentos a fim de que nossa família viva de forma plena e desfrute de verdadeira felicidade.

Jair Caetano Pereira
Enviado por Jair Caetano Pereira em 10/08/2016
Código do texto: T5724817
Classificação de conteúdo: seguro