COMPULSÃO À POÉTICA

Grato, querida LM, pelos votos referentes ao transcurso do Dia Nacional da Poesia. Tal como podes observar, eis que tu permaneces uma leitora assídua, não se trata de nenhuma "mestria" o comprometimento para com a Poesia, e sim uma permanente compulsão que me leva a transcrever, por vezes, o episódico em poemas. E este exercício vai esculpindo e burilando o condenado. Quanto à materialidade verbal, ocorre a consequente formatação rítmica do poema e a possível melhoria estética aos olhos do poeta-leitor. Creio-me um inveterado experimentador. A persistência numa determinada atividade humana dá nisto. Com a lavratura literária o mesmo acontece: de tanto insistir a gente acaba dominando alguns aspectos do jogo do pensamento, logrando traduzi-lo em signos verbais. Fico muito feliz quando vejo algum receptor que se identifica com o que escrevo, em particular, o atrevimento na garatuja poética, que teve começo há cerca de cinco decênios. Por ser um adepto do solidarismo cristão e da confraternidade, oferecendo, dividindo com os semelhantes, sinto-me útil e construtor de uma proposta de humanização, justo nestes dias difíceis de globalização e egocentrismos. E é muito confortador encontrar companheiros de estrada conciliando desafios e ensejando o condão do futuro, com ânimo e garra. Aproveitemos enquanto ainda acreditamos no homem e sua destinação para o Amor...

– Do livro O PAVIO DA PALAVRA, 2015/16.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/5704750