CURRÍCULO (Resumido)

Carla Moura Pereira Lima

Coach de Vida e Amor. Educadora, professora, escritora e pesquisadora. Doutora em Ensino em Biociências e Saúde. Especialista em Desenvolvimento Humano, Aprendizagem e Educação. Formada em Professional and Self Coaching (Instituto Brasileiro de Coaching/Europan Conachiing Association/Global Coaching Community/Internacional Association of Coaching/Faculdade Monteiro Lobato). Leader Coach (BCI Accredited MLC Trainer/Behaviorial Coaching Institute. Graduada em Letras. Analista 360 graus. Formação em Inteligência Emocional. Método Coaching Integral Sistêmico (Febracis-Fortaleza). Coaching For Money (Febracis-RJ). Terapeuta Comunitária com especialização e experiência em Formação de Terapeutas. Professora de Pós-Graduação. Desenvolve metodologias participativas de diálogo entre diferentes atores sociais - Poder Público e Sociedade Civil. Trinta anos de experiência em Coordenação de Projetos, Consultoria e Assessoria a movimentos sociais, instituições governamentais e não-governamentais. Professora de Yoga. Formadora de Terapeutas Sistêmicos em práticas tradicionais e avançadas orientais e ocidentais. Mestre em Reiki (Usui e Karuna). Formada em Reconexão; Cura Reconectiva e Cura Prânica Avançada. Atuação em projetos com Educação em Saúde numa perspectiva emancipatória e democrática de cuidado integral à saúde. Experiência em elaboração e gestão compartilhada de projetos sociais como contribuição para a autonomia de grupos e instituições. Experiência em coordenação de equipes de trabalho. Promoção de debates, oficinas e cursos abordando temas como: educação, saúde, cidadania, etnia, gênero, exclusão social, desenvolvimento pessoal e comunitário junto a educadores dentro e fora do Rio de Janeiro. Formação em abordagens holísticas de educação e saúde que contribuem para a facilitação de processos educativos e de harmonização intra e interpessoal.

Atendimento Individualizado

- Consultas presenciais e por Skype de Coaching com Terapias Sistêmicas para mais qualidade na Vida e no Amor.

Atendimento em grupo, Palestras, Cursos e Whorkshops

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Consultorias

- Consultoria em Educação em Vigilância Sanitária. Subsecretaria de Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro. 2012.

- Consultora Master de Projetos. PNB/UNESCO. Programa de Capacitação Profissional – geração de trabalho e renda. 2001/2004.

- Consultora Master de Projetos. PNB/UNESCO. Programa de Capacitação Profissional com gestores; professores de Unidades Educacionais. 2001/2004.

- Consultoria em Harmonização de Ambientes: Revista Bom Astral em Casa. 2000.

- Consultoria em Harmonização de Ambientes: Jornal do Brasil. 2000.

Assessorias

- Assessoria Pedagógica da Publicação: Atenção Primária Integral à Saúde — Indicadores para avaliação

Rio de Janeiro. Ministério da Saúde. 2011.

- Assessoria pedagógica à equipe social do subprojeto de desenvolvimento comunitário. IBASE. 2006/2007.

- Assessoria a movimentos sociais da região da Leopoldina em seus processos de gestão, planejamento, projeto político-pedagógico e geração de renda, tais como: Verdejar Proteção Ambiental e Urbanismo; Bicuda Ecológica (assessorias pontuais em avaliações e planejamentos anuais); CRESAM (Centro de Referência de Saúde da Mulher) e Sementinha Serviços Comunitários (agentes comunitárias de saúde - complexo do Alemão). CEPEL. 2000/2004.

- Assessoria na criação de instâncias de participação popular (Fóruns Locais e Fórum Regional Acorda Manguinhos) no programa DLIS-Manguinhos. Fundação Bento Rubião – 2000/2001.

- Assessoria a grupos e movimentos de mulheres: Mulheres em Ação; Movimento de Mulheres do Rio de Janeiro; Coletivo de Mulheres de Manguinhos; Centro de Referência da Saúde da Mulher; Associação de Mulheres da Comunidade Agrícola de Higienópolis, Fórum de Mulheres Negras do Rio de Janeiro, Curso Mulher Manguinhos, entre outros.1999/2011.

- Assessoria Pedagógica em Educação e Saúde atuando em: creches comunitárias; Grupo Sementinha Serviços Comunitários (agentes comunitários de saúde – complexo do Alemão); Movimento Nacional de Agentes Comunitários de Saúde; casas de acolhida de meninos e meninas de rua; coordenação de cursos e encontros de formação de educadores comunitários; cursos no Instituto Pastoral de Educação e Saúde Popular (Cuiabá/MT). Fundação Fé e Alegria do Brasil/RJ. 1989/1993.

2016

- Professora da Pós-graduação em Saúde Pública. Disciplina Metodologias Participativas. ISECENSA. Campos dos Goytacazes. Rio de Janeiro.

2015

- Coordenação do Projeto Protagonismo Quilombola na Luta por Saúde e Direitos Sociais. ENSP/Fiocruz.

2013 a 2015

Coordenação Técnica Nacional do Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde – EdPopSUS. ENSP/Fiocruz.

2013

- Especialização em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos – DHIS/ENSP/Fiocruz – Disciplina: Raça e Gênero;

- Doutoranda em Ensino em Biociências em Saúde – IOC/Fiocruz.

2012

Docente:

- Especialização em Ciência, Arte, Cultura e Saúde - IOC/Fiocruz – Disciplina: Educação e Saúde;

- Especialização em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos - ENSP/Fiocruz – Disciplina: Gênero e Raça;

- Curso Técnico Agente Comunitário de Saúde – EPSJV – Eixo: Educação e Saúdee da Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde.

- Participa do projeto Movimentos Sociais e Saúde – Labmep/ENSP/Fiocruz.

- Membro do GT de Educação Popular e Saúde – Associação Brasileira de Saúde Coletiva;

- Membro da Rede de Educação Popular e Saúde;

- Comissão Organizadora do V Encontro de Educação Popular e Saúde;

- Participa da Articulação de Movimentos Sociais, Universidades e Cooperação Social;

- Coordenação do Projeto “Educação em Vigilância Sanitária: Teoria e Prática”. Subsecretaria de Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro.

.

2011

- Participa do projeto Movimentos Sociais e Saúde – Labmep/ENSP/Fiocruz.

- Docente: do Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde (ENSP); Especialização em Ciência, Arte, Cultura e Saúde e da Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde.

- Coordenação executiva: Projeto Cidades Saudáveis: Saúde e Desenvolvimento - Itaboraí, RJ (DENSP/ENSP/Fiocruz) – de julho/2009 à abril 2011.

- Coordenação do Subprojeto: Vigilância Civil da Saúde – 2008 à 2011.

- Linha de Pesquisa: Educação, Saúde e Cidadania.

- Projeto de Pesquisa: Vigilância Civil da Saúde na Atenção Básica: uma proposta de Ouvidoria Coletiva.

2010

- Coordenação: Curso de Formação em Protagonismo de Gênero Mulher Manguinhos (ACS/ENSP/Fiocruz); da disciplina Educação em Saúde na Pós-Graduação em Ciência, Arte, Cultura e Saúde IOC/Fiocruz; da disciplina Educação Científica e Cidadania na Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde IOC/Fiocruz; da disciplina Metodologias participativas em Saúde Pós-Graduação em Saúde Pública/UNISECENSA.

- Encontro Participação Popular na Estratégia de Saúde da Família – Itaboraí – SMS. Dezembro.

- Encontro Mulher e Direitos Humanos – ENSP. Novembro.

- Encontro Mulheres Fazendo a Diferença – Manguinhos. Março.

2009

- Coordenação: da disciplina Metodologias participativas de trabalho Pós-Graduação em Especialização em Gestão de Instituições, Programas e Projetos Sociais UNIGRANRIO - 2009.

- Coordenação: Eixo Educação e Desenvolvimento – 2008/2009 – ETM/Fiocruz; Curso de Formação em Protagonismo de Gênero Mulher Manguinhos (ACS/ENSP/Fiocruz).

2008

- Coordenação: Eixo Educação e Desenvolvimento – ETM/Fiocruz.

- Coordenação Capacitação em Ouvidoria Coletiva – Fiocruz/SMS – Itaboraí.

- Equipe de Formação em Terapia Comunitária de profissionais de saúde do estado do Rio de Janeiro

2006/2007

- Participação na coordenação do Curso de Atualização em Religiosidade e Saúde. ENSP/Fiocruz.

- Integração nos projetos: Observatório de processos endêmicos e redes de cuidado à saúde e Religiosidade, Sociedade Civil e Saúde: um estudo sobre redes e apoio social no cuidado integral à saúde.

Outras coordenações de projetos

- Projeto Cidade de Deus e de Direitos – IBASE. Principais atribuições: garantir a gestão integrada de todos os componentes do projeto; coordenar o conjunto do projeto para a realização articulada da suas metas: Educação, Capacitação, Sistema de Comunicação, Trabalho e Economia Solidária. Sistematização do processo. Assessoria pedagógica à equipe social do subprojeto de desenvolvimento comunitário. 2006/2007.

- Projeto Inclusão Social (parceria Fundação Centro de Defesa de Direitos Humanos Bento Rubião - FCDDHBR e Empresa Municipal de Habitação Urbanismo e Saneamento de Macaé) – Elaboração do projeto e coordenação da equipe. 2005.

- Coordenação do Diagnóstico Rápido Participativo, articulação comunitária, elaboração de relatório e duas publicações no Conjunto Campinho e no Canal do Anil, do Projeto Parceiros de Misereor. Fundação Bento Rubião – 2004/2005.

- Coordenação dos Encontros de Formação com Lideranças Comunitárias. Projetos Parceiros de Misereor. Fundação Bento Rubião – 2005.

- Coordenação da Pesquisa "Religiosidade Popular e Saúde" no CEPEL (Centro de Estudos e Pesquisas da Leopoldina) em convênio com a ENSP/Fiocruz – 2001/2004.

- Programa de Capacitação Profissional – geração de trabalho e renda. Consultora Master de Projetos. PNB/UNESCO. 2001/2004.

- Gerência do componente Geração de Trabalho e Renda do Programa Nova Baixada. Consultora Master de Projetos. PNB/UNESCO. 2001/2004.

- Assessoria a gestores de creches municipais de Mesquita, Belford Roxo, Duque de Caxias e São João de Meriti.

- Coordenação das Capacitações em Educação Infantil para professores e gestores de creches públicas e comunitárias.

- Facilitação de 32 oficinas para professores e diretores de creches municipais com temas como: "Aprendendo a conviver com as diferenças"; "Educação e Sociedade"; "Qualidade de Vida e Saúde".

Pesquisadora de campo dos Diagnósticos Rápidos Participativos, assessoria na criação de instâncias de participação popular (Fóruns Locais e Fórum Regional Acorda Manguinhos) no programa DLIS-Manguinhos. Elaboração dos relatórios. Fundação Bento Rubião – 2000/2001.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

- Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde no Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz. Projeto: Diálogos em Saúde. Orientador: Eduardo Stotz.

- Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde – IOC/Fiocruz. 2004/2006

Dissertação: Pobreza e saúde em contextos de violência: muitos impasses e alguns caminhos. Orientador: Victor Vincent Valla.

- Especialização em Educação e Saúde - "Desenvolvimento e Aprendizagem". UERJ. 1992

- Licenciatura em Letras – SOMLEY.1988

- Educação Artística/ Bacharelado em Pintura/ (incompleto). UFRJ. 1986.

- Curso de Formação de Professores - Magistério - C. E. Heitor Lyra. 1984

Participação em Bancas Examinadoras.

Curso de Especialização em Saúde Pública – 2013. Título: “As interações humanas em fórum de discussão: Uma abordagem quanti-qualitativa no campo da educação popular em saúde” de Alex Bicca Corrêa. Presidida por Elomar Christina Vieira Castilho Barilli. Participante Inês Nascimento de Carvalho Reis. Escola Nacional de Saúde Público/Fiocruz.

Prêmios

- Prêmio ABEU 2015, categoria Tecnociências. Livro Cidades Saudáveis?

- Prêmio Sergio Arouca de Gestão Participativa 2006 – Ministério da Saúde. Vigilância Civil da Saúde: Impasses da Pobreza Absoluta.

Livros

- LIMA, CM, et al (Org). Protagonismo Quilombola na Luta por Saúde e Direitos Sociais. Rio de Janeiro: ENSP/Fiocruz, 2016.

- LIMA et al. Movimentos Sociais e Saúde. ENSP/Fiocruz, 2013.

- LIMA, CM (org.). Por uma Itaboraí Saudável. Rio de Janeiro: ENSP/Fiocruz. 2011. 100p.

- LIMA, CM (Org.) ; BUENO, L. B. (Org.) . Território, Participação Popular e Saúde: Manguinhos em debate. 1. ed. Rio de Janeiro: , 2010. 104 p.

- LIMA, CM et al (Org.) . Saúde Ambiental e a Perspectiva Local. 1. ed. Rio de Janeiro: , 2009. v. 1400. 96 p.

- LIMA, CM; VALLA, VV. Caderno: Religiosidade Popular e Saúde. Rio de Janeiro:CEPEL/ENSP, 2003.

- LIMA, CM; DOMINGUES, S. Cidade de Deus e de Direitos. Rio de Janeiro: IBASE. (Prelo)

- LIMA, CM (Org). Algumas Reflexões Sobre Educação Infantil . Rio de Janeiro: SEIG. (Prelo)

- LIMA, CM. Alternativas Alimentares. Rio de Janeiro: SEIG. (Prelo)

- LIMA, C. M. P. (Org.) . Mães Adolescentes de Manguinhos (NO PRELO). Rio de Janeiro: UNESCO, 2008.

Capítulos de livros

- LIMA, C. M. P. ; STOTZ, E. . Ouvidoria Coletiva: uma proposta de participação e diálogo. Tecnologias de Educação e Saúde. Coletânea Informar e Educar em Saúde: análises e experiências. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz. Salvador: Editora UFBA. 2014.

- LIMA, C.M.P. et al. Cidade Saudável e Direito à Cidade: outro mundo possível em Itaboraí. Cidades Saudáveis? Alguns olhares sobre o tema. Silveira, C.B, et al (Org.). Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2014.

- LIMA,CM, et AL. Vozes de quem sofre: discutindo a Saúde Ambiental na Bacia do Canal do Cunha. In: LIMA, CM (Org.) ; BUENO, L. B. (Org.) . Território, Participação Popular e Saúde: Manguinhos em debate. 1. ed. Rio de Janeiro: , 2010. 104 p.

- LACERDA, A.; GUIMARAES, M. B. L.; LIMA, C. M. P.; VALLA, V. V. Os agentes comunitários de saúde evangélicos e o trabalho de atenção e cuidado à saúde que desenvolvem junto à população. In: Roseni Pinheiro; Ruben Mattos. (Org.). Cuidado as fronteiras da integralidade.. 1 ed. Rio de Janeiro: IMS/UERJ: CEPESC: ABRASCO, 2008.

- LACERDA, Alda ; GUIMARÃES, M. B. L. ; LIMA, Carla Moura ; VALLA, Victor Vincent . Cuidado integral e emoções: bens simbólicos que circulam nas redes de apoio social. In: Roseni Pinheiro & Ruben Mattos. (Org.). Razões públicas para a integralidade em saúde: o cuidado como valor. 1 ed. Rio de Janeiro: IMS/UERJ: CEPESC: ABRASCO, 2007, v. , p. 249-262.

- LACERDA, Alda ; GUIMARÃES, M. B. L. ; LIMA, Carla Moura ; VALLA, Victor Vincent. As redes participativas da sociedade civil no enfrentamento do s problemas saúde-doença. In: Roseni Pinheiro; Rubem Mattos. (Org.). Gestão em redes: práticas de avaliação, formação e participação na saúde. Rio de Janeiro: CEPESC, 2006, v. 1, p. 445-458.

- LIMA CM, et AL. “A dor da gente não sai no jornal”: uma pesquisa em saúde por meio de rodas de Terapia Comunitária. ABRATECOM (prelo).

Artigos

- GUIMARAES, M. B. L. ; LIMA, Carla Moura Pereira ; SAVI, Elaine Sandra Amorim ; Cardoso, Eliane ; VALLA, Victor Vincent ; STOTZ, E. N. ; LACERDA, Alda ; SORVI, Marta . Os impasses da pobreza absoluta: a experiência da Ouvidoria Coletiva na região da Leopoldina, Rio de Janeiro (RJ, Brasil). Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), v. 16, p. 291-300, 2011.

- LIMA, CM; STOTZ, E. Religiosidade popular na perspectiva da Educação Popular em Saúde: um estudo sobre pesquisas empíricas. RECIIS. Revista eletrônica de comunicação, informação & inovação em saúde (Edição em português. Online), v. 4, p. 81-93, 2010.

- LIMA, C. M. P. ; STOTZ, E. ; VALLA, V. V.. Pobreza e violência: desafios para os profissionais de saúde. Revista de APS, v. 11, p. 273-284, 2008.

- GUIMARÃES, M. B. L. ; LIMA, Carla Moura ;; LACERDA, Alda ; SAVI, Elaine Amorim ; CARDOSO, Eliane ; SANTOS, M. S. . Os impasses da pobreza absoluta. In: Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. (Org.). Prêmio Sérgio Arouca de Gestão Participativa - Trabalhos Premiados e Menções Honrosas - Resumos. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2007, v., p. 52-56.

Textos em jornais de notícias/revistas

- LIMA, C. M. P. ; MONTANO, S. . Posto de Saúde da Vila do João. Sinal, Rio de Janeiro, p. 4 - 5, 01 jan. 2003.

- LIMA, C. M. P . A Saúde no Complexo da Penha. Sinal, Rio de Janeito, p. 04 - 05, 02 set. 2002.

- LIMA, C. M. P. . A Voz Comunitária de Manguinhos. Sinal, v. 49, 02 nov. 2001.

- LIMA, C. M. P. ; CARVALHO, A. M. T. . O acesso livre ao livro: Biblioteca comunitária Tobias Barreto. Sinal, Rio de Janeiro, p. 7 - 7, 02 jul. 2001.

- LIMA, C. M. P. ; SILVA, K. . Fórum de Desenvolvimento da Maré. Sinal, Rio de Janeiro, v. 47, p. 04 - 05, 02 abr. 2001.

- LIMA, C. M. P. . Complexo de Manguinhos: poluição e desproteção. Sinal, Rio de Janeiro, v. 46, p. 03 - 03, 01 jan. 2001.

- LIMA, C. M. P. . As notícias do dia e os problemas de sempre. Sinal, RJ, p. 4 - 5, 01 jan. 2001.

- LIMA, C. M. P. . O Que Seria Participação Hoje? Primeiras reflexões sobre a participação popular a partir do Diagnóstico Rápido Participativo em Manguinhos. Sinal, Rio de Janeiro, p. 3 - 3, 02 out. 2000.

- LIMA, C. M. P. . Nosso Olhar Transforma o Mundo. Sinal, Rio de Janeiro, p. 4 - 5.

- LIMA, C. M. P. ; ROSA, F. . Parque Proletário da Penha: uma história de mudaças e o que a ainda falta conquistar.. Sinal, Rio de Janeiro, p. 4 - 5.

- LIMA, C. M. P. . Em busca de Deus, em busca da vida. Sinal, Rio de Janeiro, v. 50, p. 6 - 6.

- LIMA, CMP. (Outros). Diversos artigos publicados sobre: massoterapia, cromoterapia, chakras, cromoterapia, harmonização energética, harmonização ambiental, etc. Publicações como: Jornal do Brasil, Jornal de Hoje, Revista Bom Astral, Ganesha, Oxigênio, Prana, etc.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

- LIMA, CM; Oliveira M; SOUZA R; STOTZ E. "Ser e fazer acontecer: Ser Mais com mulheres faveladas". Colóquio Internacional Paulo Freire. UFP/Pernambuco. 2010.

- LIMA, CM. Quantos buracos? análise de um curso de protagonismo de gênero em 14 favelas do Rio de Janeiro. Fazendo Gênero 9: diáporas, diversidades e deslocamentos. UFSC/ Santa Catarina. 2010.

- OLIVEIRA, M; LIMA, CM; BUENO, L. “Análise do processo educativo em um espaço do movimento social local”. Colóquio Internacional Paulo Freire. Pernambuco. 2010.

- LIMA, CM. Metodologia Participativa e Saúde e sua contribuição para o avanço da gestão participativa no SUS. I FENAGEP. Ministério da Saúde: Brasília, 2010.

- LIMA, CM et AL. “A ouvidoria coletiva na estratégia de saúde da família: uma metodologia participativa inovadora” IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Pernambuco. 2009.

- SAVI, EA; LIMA CM; CARDOSO E. Terapia Comunitária como política pública SUS. IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Pernambuco. 2009.

- LIMA, Carla Moura ; GUIMARÃES, M. B. L. . A Terapia Comunitária como recurso formativo para agentes comunitários de saúde. In: X Congresso Latinoamericano de Medicina Social; IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde; XIV Congress of the International Association of Health Policy, 2007, Salvador. Eqüidade, Ética e Direito à Saúde: desafios à Saúde Coletiva na mundialização, 2007.

- LIMA, Carla Moura ; GUIMARÃES, M. B. L. . Agentes Comunitários de Saúde: Formação e Atuação nos Serviços. In: X Congresso Latinoamericano de Medicina Social, 2007, Salvador. Eqüidade, Ética e Direito à Saúde: desafios à Saúde Coletiva na mundialização, 2007.

- GUIMARÃES, M. B. L. ; LIMA, Carla Moura . A Terapia Comunitária como espaço de acolhimento para o sofrimento difuso. In: X Congresso Latinoamericano de Medicina Social; IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde; XIV Congress of the International Association of Health Policy, 2007, Salvador. Eqüidade, Ética e Direito à Saúde: desafios à Saúde Coletiva na mundialização, 2007.

- GUIMARÃES, M. B. L. ; LIMA, Carla Moura Pereira ; VALLA, Victor Vincent ; SAVI, Elaine Amorim ; CARDOSO, Eliane . Vigilância civil da saúde na atenção básica: uma proposta de Ouvidoria Coletiva na AP 3.1, Rio de Janeiro - Desdobramentos. In: 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006.

- GUIMARÃES, M. B. L. ; LIMA, Carla Moura ; SAVI, Elaine Amorim ; VALLA, Victor Vincent ; CARDOSO, Eliane . Repercussões da ouvidoria coletiva na vigilância civil da saúde. In: V Bienal de Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz, 2006, Rio de Janeiro. Anais da V Bienal de Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos

- GUIMARÃES, M. B. L. ; LIMA, Carla Moura . A Terapia Comunitária como espaço de acolhimento para o sofrimento difuso. In: X Congresso Latinoamericano de Medicina Social; IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde; XIV Congress of the International Association of Health Policy, 2007, Salvador. Eqüidade, Ética e Direito à Saúde: desafios à Saúde Coletiva na mundialização, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos

- GUIMARÃES, M. B. L. ; VALLA, Victor Vincent ; LIMA, Carla Moura Pereira ; CARDOSO, Eliane ; SAVI, Elaine Amorim . Condições de vida e pobreza: impasses e caminhos. In: XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007, Recife. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. UFPE/Recife, 2007. p. 269-269.

- LIMA, C. M. P. . Educação Popular: contribuições para o ensino em biociências e saúde. In: XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006, Pernambuco. XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006.

- LIMA, C. M. P. . Religiosidade Popular e Saúde. In: Science centre world congress, 2005, Rio de Janeiro. Science centre world congress, 2005.

- LIMA, C. M. P. ; VALLA, V. V. . Religiosidade Popular e Saúde: Fome de que?. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru : V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005.

- LIMA, C. M. P. ; VALLA, V. V. ; TRAJANO, V. . Pobreza: uma questão para o ensino em biociências e saúde?. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru : V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005.

- LIMA, C. M. P. ; VALLA, V. V. . Religiosidade Popular e Saúde: Fome de Quê?. In: International Conference on Biology Education, Sustainable Development, Ethics and Citizenship-BIOED 2004, 2004, Rio de Janeiro, 2004.

- VALLA, V. V. ; LIMA, C. M. P. . Globalização e Saúde no Brasil: a busca da sobrevivência pelas classes populares via questão religiosa. In: Encontro Nacional de Educação Populare Saúde, 2001, Brasília. Anais do Encontro Nacional de Educação Populare Saúde, 2001.

- LIMA, C. M. P. . Religiosidade Popular e Saúde. In: Congresso Nacional da Rede Unida, 2001, Londrina. Anais do Congresso Nacional da Rede Unida, 2001.

- LIMA, C. M. P. . Massoterapia e Saúde no contexto atual Brasileiro. In: Seminário Nacional de Terapias Naturais, 2000, Rio de Janeiro, 2000.

- LIMA, C. M. P. . Alternativas para o Trabalho Educacional de 0 a 6 anos. In: I Congresso de Educação do Vale do Aço, 1992, Ipatinga, 1992.

- LIMA, C. M. P. . Atendimento a Crianças de 0 a 3 anos num contexto de pobreza. In: Simpósio de Educação Pré-Escolar - O Desafio para o III Milênio, 1991, Santa Maria. Anais do Simpósio de Educação Pré-Escolar, 1991.

Experiência profissional anterior à 2000.

Coordenação do Instituto Brasileiro de Naturosofia Aplicada - Cursos, Consultas e Consultoria - 1997/2000.

Assessoria Pedagógica em Educação e Saúde atuando em: creches comunitárias; Grupo Sementinha Serviços Comunitários (agentes comunitários de saúde – complexo do Alemão); Movimento Nacional de Agentes Comunitários de Saúde; casas de acolhida de meninos e meninas de rua; coordenação de cursos e encontros de formação de educadores comunitários; cursos no Instituto Pastoral de Educação e Saúde Popular (Cuiabá/MT). Fundação Fé e Alegria do Brasil/RJ. 1989/1993.

Direção da Escola Municipal Joraci Camargo. Vila Cruzeiro (Complexo do Alemão). Regência de turma e coordenação de turno - 1985/1989.

Coordenação de oficinas e cursos livres nas áreas de Educação e Saúde (Terapias Complementares):

Atendimento profissional individual com massagens terapêuticas (orientais e ocidentais).

Curso de Cristalterapia

Professora de Escola Dominical

De 1989 à 2001. Alguns dos locais: CHI'LU (Núcleo de Terapias Alternativas); Luz do Sol; Grupo Consciência; Corpo Etérico; Espaço Cultural Merlyn; Espaço Cultural Lakshimi; Samyama, IBRANAP.

8 Cursos de Shiatsu. De 1996 à 2001.

10 Cursos de Shantala. De 1989 à 2004.

8 Cursos Básicos de Chakras. 1995 à 2001.

12 Cursos Básicos de Cromoterapia. .De 1995 à 2001.

6 Cursos: Introdução à Massagem Oriental. De 1994 à 2000.

6 Cursos Básico de Cristais. De 1995 à 2000.

4 Cursos: Introdução à Arte de Massagear. 1995 à 1998.

4 Cursos de Tarot Cigano. De 1995 à 1998.

Curso de Formação em Massagem Terapêutica. Núcleo de Yoga Saúde Integral. 1995.

Workshop: Massagem Energética. Teresópolis. 1995.

Coordenação do Seminário de Atualização para Massagistas. SENAC. 1995.

Palestras sobre Do-In. Clube Monte Sinai. 1995.

Palestras sobre Cristalterapia. Espaço Cultural Lakshimi. 1995.

Coordenação do I Congresso Nacional de Agentes Comunitários de Saúde. PE.1991.

Curso: Introdução à Massagem Oriental. Módulo II. IPESP. MT. 1991.

Workshop: Casa A Mãe: vivências em Educação Integral. 1990.

Curso: Introdução à Massagem Oriental. Módulo I. IPESP. MT. 1990.

Aulas de Yoga (gratuitas abertas à comunidade). Complexo do Alemão. De 1985 à 1989.

Aulas de Yoga. Instituto Surya. 1987.

Aulas de Expressão Corporal e Oral. Cantinho de Atividades Semeando. 1985.

Supervisão de estágio de atendimento as comunidades: Chapéu Mangueira, Formiga, Borel e Casa Branca. 1994/2000.

Atividades complementares

Membro do GT de Educação Popular e Saúde da ABRASCO. Desde 2006.

Membro–sócio do CEDAC (Centro de Ação Comunitária) - Mandato 2003/2007.

Coordenadora do debate: “Aprendizados, desafios e enfrentamentos na Educação Popular em Saúde com outras perspectivas educativas que valorizam as metodologias ativas e problematizadoras no Seminário Nacional de Educação Popular na Formação em Saúde. João Pessoa – Paraíba, de 10 a 13 de Dezembro de 2014.

Palestrante do Seminário Internacional Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos sobre o Tema Protagonismo Feminino com o artigo: QUANTOS BURACOS? ANÁLISE DE UM CURSO DE PROTAGONISMO

DE GÊNERO EM 14 FAVELAS DO RIO DE JANEIRO . http://www.fazendogenero.ufsc.br/9/resources/anais/1278421085_ARQUIVO_TextoCompletoFormatadoCarlaMouraPereiraLimaFazendoGeneroenviado.pdf .

Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis de 23 a 26 de agosto de 2010.

Seminário Latinoamericano “Desenvolvimento Local e Participação na América Latina” - Julho de 2004 – Representante da Fundalção de Direitos Humanos Bento Rubião - Lima – Peru.

IX Ciclo de Debates – Conversando sobre a Estatégia de Saúde da Família. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Fiocruz – Rio de Janeiro – Maio de 2014.

Seminário Nacional de Educação Popular em Saúde. Ministério da Saúde. Brasília. DF. De 22 a 24 de maio de 2014.

Palestrante no 65o Congresso Brasileiro de Enfermagem, com o tema “Programas de Saúde, práticas profissionais e controle social”. Rio de Janeiro. De 7 a 10 de outubro de 2013.

Coordenadora da Oficina “Espiritualidade e Educação Popular em Saúde”. 65o Congresso Brasileiro de Enfermagem, com o tema “Programas de Saúde, práticas profissionais e controle social”. Rio de Janeiro. De 7 a 10 de outubro de 2013.

Coordenadora da Conferência de Saúde da População Negra. Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz. 23 de novembro de 2011. Matéria “Racismo Faz Mal à Saúde” da Revista Raça - http://raca.digisa.com.br/especiais/saude-da-populacao-negra-no-brasil/2593/ . Informe ENSP: Luta pela saúde pública passa pelo combate ao racismo: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/28365 .

Apresentações orais, palestras, coordenação de oficinas e mini-Cursos em eventos como: Seminário Diálogo de Saberes (UFGD,Dourados/2007); 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Coletiva (Salvador/2007); Congresso Internacional de Terapia Comunitária (Porto Alegre/2007); XI Congresso Mundial de Saúde Coletiva, (Rio de Janeiro/2006); XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (Recife/2006); VI Congresso da Rede Unida (Belo Horizonte/2005); V Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (Bauru/ 2005); III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (UFSC, Florianópolis/2005); International Conference on Biology Education, Sustainable Development, Ethics and Citizenship-BIOED (Rio de Janeiro/2004); Seminário do Projeto Integralidade: saberes e práticas no cotidiano das instituições de saúde (UERJ,Rio de Janeiro/2005); III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (Florianópolis/ 2005); Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Caldas Novas/2004); Fórum Social Mundial (Porto Alegre/2003). Congresso Nacional da Rede Unida (Londrina/2001); Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde (Unb, Brasília/2001); I Congresso de Educação do Vale do Aço (Ipatinga/ 1992); I Congresso de Ação Pedagógica (A Língua Escrita na Perspectiva Construtivista Sócio-Interacionista) – Belo Horizonte/1992);Simpósio de Educação Pré-Escolar - O Desafio para o III Milênio, 1991 (Santa Maria/1991).

Participação da construção da proposta quadrienal para a América Latina da Novib/Alop - Seminário de Desenvolvimento Local e Participação e Intercâmbio com a experiência de Desenvolvimento Local em Villa El Salvador Lima/Peru - Junho/2005.

Coordenação II Simpósio Ciência, Arte e Cidadania - Fiocruz - setembro de 2004 (Coordenação Geral - Profa. Tânia Araújo-Jorge).

Facilitação de oficinas de Educação, Saúde e Meio Ambiente para educadores de casas de acolhida de meninos e meninas de rua. 2005.

Membro do Conselho Editorial do SINAL (Sistema de Informações à Nível Local) e elaboração de artigos.1999/2004.

Assessorias pontuais em Educação, Saúde e Meio Ambiente para projetos político-pedagógicos de escolas comunitárias pela Fundação Fé e Alegria/RJ. 2000/2003.

Curso Os desafios da Religiosidade Popular na Educação (para educadores e gestores). Núcleo de Creches Comunitárias da Baixada Fluminense. 2002.

Acompanhamento do CONSA (Conselho de Saúde do Complexo do Alemão). CEPEL. 2001/ 2003.

Coordenação da Rede de Solidariedade da Leopoldina. CEPEL/ELOS. 2000/2003.

Coordenação do Seminário Internacional de Socioeconomia Solidária para o Desenvolvimento Integral, Democrático e Sustentável. RJ. Fevereiro de 2003.

Participação do Planejamento Anual da Rede Brasileira de Socioeconomia Solidária com visitas de intercâmbio do Banco Palmas, cooperativas autogestionárias da região, Projeto 4 Varas de Terapia Comunitária, Massagens e Farmácia Viva (Fortaleza/2002).

Articulação do Fórum de Ongs do complexo do Alemão (2002).

Assessoria voluntária a 3 grupos de mulheres do complexo de Manguinhos em seus processos de gestão, planejamento, projeto político-pedagógico e geração de renda: Mulheres em Ação; Coletivo de Mulheres de Manguinhos e Associação de Mulheres da Comunidade Agrícola de Higienópolis. 2000/2003.

Participação no II Encontro de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Strictu sensu do Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz. Itaipava/Petrópolis – RJ. Agosto de 2011.

Formações extracurriculares

Curso Cuidando do Cuidador. Ceará. 2008. Em andamento.

Formação em Terapia Comunitária (360h/a). UFC. 2007. Trabalho em grupo que permite construir redes sociais solidárias de promoção da vida e mobilizar os recursos e as competências dos indivíduos, das famílias e das comunidades. Valorizando a herança cultural dos participantes, bem como o saber produzido pela experiência de vida de cada um e acolhimento coletivo dos sofrimentos.

Formação de Formadores em Assembléias Populares. RJ. 2005.

Mestrado em Reiki ( 300 h/a). Espaço Cultural Saint Germain. RJ. 2001.

Gerência de Projetos. UERJ. 2000.

Curso de Formação em Acupuntura. ABACO. 1996/1997.

Curso de Formação em Shiatsu. ABACO. 1995.

Curso de Massagista. SENAC. 1994.

Curso de Kabalah Prática. Prof. Bosco Viegas. 1992/1993.

Cursos Básico e Avançado de Cura Prânica. 1997/1999.

Curso de Formação em Massagens Bioenergéticas. Instituto Raízes. 1993/1994.

Estágio em Formação Holística/ A Arte de Viver em Paz (Unipaz - Universidade Holística de Brasília). DF. 1992.

Curso de Formação em Saúde da Mulher. Coletivo Feminista/SP. 1992.

Curso de Ciências Esotéricas. Estácio de Sá. 1992.

Curso de Medicina Natural. 1991.

Curso de relaxamento e sensibilidade – Uniyoga. 1990

Curso de Espondiloterapia (correção de desvios da coluna vertebral). Instituto Aurora Espiritual. 1990.

Encontro com Paulo Freire - "A formação do Educador para a Escola Básica". UERJ. 1989.

Curso de Homeopatia Popular. IPESP. MT. 1989.

Curso de Shiatsu. Instituto Aurora Espiritual. 1989.

Curso Educação Integral. Casa Sri Aurobindo. (Paraná/1988).

Curso de Análise Transacional. Prof. Paulo Costa Lopes. 1988.

Curso de Elementos Construtivos (Ritmo, Corpo, Concentração e Sensibilidade) - UNI-RIO. 1988.

Curso "Como educar integralmente"- UNI-RIO. 1987.

Curso Educação do Ser: sugestologia. Profa Sonia Cruz. 1987.

Curso de Controle Mental (Método Silva). Instituto Anima. 1987.

Formação em Instrutor de Yoga. UFPR. 1985. Especializada em técnicas de respiração, relaxamento, concentração e meditação.

Encontros de Educação Integral. Casa Sri Aurobindo. Curitiba. 1987.

Curso de Formação de Instrutores de Yoga. Uniyoga. 1985

Curso de Alimentação Natural. Organização e participação. 1985.

Curso de Do-In, Shiatsu e Análise Transacional. 1985.

Curso de Medicina Natural. Marcio Bontempo. 1984.

Curso de Do-In, Relaxamento e Sensibilidade. Uniyoga. 1984.

Curso de Teatro na Educação. INACEN. 1984.

Informática

Windows, Word, Excel, PowerPoint e Internet.

Data de Nascimento: 25/02/1967.

Endereço:

Rua Oito de Dezembro, 390/14. Maracanã. Rio de Janeiro. RJ. CEP:20550-200 dracarlamoura@gmail.com, 2587-9722 / 99386-8850 .

Carla Moura Lima
Enviado por Carla Moura Lima em 20/06/2016
Código do texto: T5673606
Classificação de conteúdo: seguro