A LIBERDADE... (...). "Um eterno aprendiz, apaixonado e lenhado, abre os festejos juninos, no Brasil, na Espanha e na Grécia, com a proteção de três SANTOS".

Oficialmente e teoricamente, o chamado “Ciclo Junino”, tem início do dia de hoje, 13 de junho, dia consagrado a SANTO ANTÔNIO, conhecido como o “Santo Casamenteiro”. Quem quiser façam suas promessas. Eu farei uma promessa, mas, não posso revelar a dita cuja.

O dia 24 de junho é dedicado a SÃO JOÃO, dia de acender fogueiras. Fogueira me lembra de LENHA! Aimeupadimpadicisso... Desse jeito EU vou acabar virando LENHA e sair todo LENHADO. Tô nem aí! Boas conversas, carinhos e... Affi Maria! Mel e CÉU! CÉU e mel!

E, no dia 29 junho é dia de SÃO PEDRO, o chaveiro do PARAÍSO (CÉU). É quando termina o “Ciclo Junino”.

Mas, hoje está tudo mudado. Vou conversar com os três “Santos”, para que as festas juninas voltem a ser como eram antes. Bem mais alegres, inclusive com músicas mais bonitas.

A conversa com os três “Santos” será num barzinho em Madrid (Espanha) ou em Atenas (Grécia). Eles são quem decidem sobre o local.

Como eu serei o pagador da conta (da bebedeira), e como eu já sei que eles bebem muito, os três “Santos” vão beber PINGA (que é mais barata) e eu vou beber minha CERVEJA bem gelada, com MODERAÇÃO. A conversa será estritamente RELIGIOSA. A única coisa estranha é o local.

Seria bem mais aconselhável que a conversa fosse realizada numa Igreja, num Convento ou no próprio Vaticano. Eu até que tentei argumentar neste sentido.

Sabem o que eles me disseram? NÓS somos “Santos”, a festa é junina, é tempo de festejos juninos, as festas são em NOSSA homenagem, portanto, somos NÓS, e somente NÓS, quem escolhe o local da reunião! CALADO! - E traz logo uma PINGA espanhola ou grega seu pagão!

Pagão aqui tem dois sentidos: Pagão de PAGÃO e PAGÃO de Pagão...

Como sou um fervoroso DEÍSTA... Entrego tudo nas MÃOS de DEUS!

A primeira música é dedicada principalmente ao primeiro “Santo”, no caso, o casamenteiro SANTO ANTÔNIO.

Isto é lá com SANTO ANTÔNIO.

Lamartine Babo.

Eu pedi numa oração/Ao querido SÃO JOÃO/Que me desse um matrimônio/SÃO JOÃO disse que não!/SÃO JOÃO disse que não!/Isto é lá com SANTO ANTÔNIO!

Eu pedi numa oração/Ao querido SÃO JOÃO/Que me desse um matrimônio/Matrimônio! Matrimônio!/Isto é lá com SANTO ANTÔNIO!

Implorei a SÃO JOÃO/Desse ao menos um cartão/Que eu levava a SANTO ANTÔNIO/SÃO JOÃO ficou zangado/SÃO JOÃO só dá cartão/Com direito a batizado.

Implorei a SÃO JOÃO/Desse ao menos um cartão/Que eu levava a SANTO ANTÔNIO/Matrimônio! Matrimônio!/Isto é lá com SANTO ANTÔNIO!

SÃO JOÃO não me atendendo/A SÃO PEDRO fui correndo/Nos portões do PARAÍSO/Disse o velho num sorriso/ “Minha gente, eu sou chaveiro/Nunca fui casamenteiro!"

São João não me atendendo/A São Pedro fui correndo/Nos portões do paraíso/Matrimônio! Matrimônio!/Isso é lá com Santo Antônio.

Olha Pro CÉU.

Luiz Gonzaga e José Fernandes de Carvalho.

Olha pro CÉU, meu AMOR

Vê como ele está LINDO

Olha praquele BALÃO MULTICOR

Como no CÉU vai sumindo.

Olha pro CÉU, meu AMOR

Vê como ele está LINDO

Olha praquele balão MULTICOR

Como no CÉU vai sumindo.

Foi numa NOITE igual a esta

Que tu me deste o CORAÇÃO

O CÉU estava assim em FESTA

Pois era NOITE de SÃO JOÃO.

Havia BALÕES no ar

XOTE, BAIÃO no SALÃO

E no terreiro o teu OLHAR

Que INCENDIOU meu CORAÇÃO.

Olha pro CÉU, meu AMOR

Vê como ele está LINDO

Olha praquele balão MULTICOR

Como no CÉU vai sumindo.

Olha pro CÉU, meu AMOR

Vê como ele está LINDO

Olha praquele BALÃO MULTICOR

Como no CÉU vai sumindo.

Aracaju, segunda-feira, Dia de Santo Antônio, 13 de junho de 2016.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMSE – 573. (futuro Banqueiro, Um Eterno Aprendiz, e agora, Um Eterno Apaixonado). Tô LENHADO!

Fontes: (1) – DEUS. (2) – Santo Antônio. (3) – São João. (4) – São Pedro. (5) – Lamartine Babo. (6) – Luiz Gonzaga. (7) – José Fernandes de Carvalho. (8) – Uma LENHA. (9) – Uma FOGUEIRA. (10) – Um JARDIM. (11) – FLORES. (12) – Uma BORBOLETA. (13) – Um BEIJA-FLOR. (14) – Uma Conversa. (15) – Um Carinho. (16) – Uma Noite. (17) – 66 Comprimidos de VIAGRA. (18) – Um Amor. (19) – Um Padre. (20) – Um Casamento. (21) – 33 Filhas. (22) – 33 Filhos. (23) – Um Sonho. P.S. - O problema do sonho é o seguinte: “Eu SONHO ALTO”... E aí! Alguém vai encarar?