A SIMBOLOGIA DO "CORPUS"

Hoje é dia de Corpus Cristhi, uma festa cristã.

Figuro a data com a arte em MOSAICO.

Um corpo nunca existe sozinho...

Tal conclusão é válida tanto para a orquestração das multi artes feitas na harmonia de vários materiais, diferenciados e imprescindíveis às obras, (como a literatura, a música , as telas, a escultura, a exemplo), bem como para as multiciências: a biologia, a medicina, a antropologia, a sociologia, a ecologia, a psicologia, a teologia, inclusive, as ciências políticas, essas últimas, as que modulam o funcionamento do corpo social.

Aonde tem vida há um corpo objetivado para tal.

Nós somos um corpo, as igrejas são corpos,o país é um corpo, o planeta é um corpo, o universo é corpo quântico, todos duma complexidade belíssima, nem sempre inteligível!

E um corpo não sobrevive sem suas partes...

Um corpo, completo e funcionante, é o resultado de todas as partes unas,todas destinadas à sua essência de existência livre e fundamentada,mesmo que, a exemplo dum mosaico bizantino, as partes sejam tão pequenas que nos chegam a ser imperceptíveis, dentro do belo conjunto da obra.

O objetivo de todo corpo é o trabalho em unidade.

Talvez seja por isso que se comemora a presente data caminhando sobre belíssimos tapetes de mosaicos feitos às várias mãos,num trabalho conjunto, cuidadoso ,extenuante e belo, exatamente como é o resultado da vida de todos nós.

Assim, em oração, seguimos com nossos pés caminhantes sobre belas figuras construídas com pós coloridos, pedacinho por pedacinho, caminhada tão frágil , efêmera e delicada quanto o destino ao pó do tudo que nos rodeia em vida.

O que fica ...é o resultado intangível do nosso trabalho pelo todo.

Ser parte conectada ao corpo é opção do livre arbítrio.

Que Deus, seja ele qual for a concepção entendida por cada um de nós, olhe pelo corpo Planeta Terra, de partes ultimamente tão separadas, amputadas e perdidas dum destino uno otimizado ao bem comum, tão distantes que estão dum "Corpus" maior, do qual demandou todo o mistério da vida que nos sustenta.

Mistério é tudo que transcende o entendimento da razão.