Faculdades Morais e Intelectuais

No homem, as suas qualidades morais, boas ou más, são do Espírito que estiver encarnado nele; quanto mais puro esse Espírito, mais o homem é propenso ao bem. Resulta daí que o homem de bem é a encarnação de um Espírito que já conquistou durante as outras encarnações boas qualidades, e o homem vicioso é a de um Espírito ainda imperfeito.

Os Espíritos brejeiros e levianos (alguns os chamam de duendes) quando encarnados normalmente são estouvados, espertalhões, e algumas vezes, malfazejos. Os Espíritos não tem paixões estranhas à humanidade; se assim fosse, nós também a teríamos.

O Espírito que possui boas qualidades morais e é inteligente, quando encarnado, seguramente é o mesmo na razão do grau a que tenha chegado, pois, o homem não tem em si dois Espíritos.

Existem homens inteligentes, que parecem revelar que um Espírito superior está encarnado neles, mas que ao mesmo tempo são profundamente viciosos. É que o Espírito que encarna cada um desses homens, ainda não é suficientemente puro, e o homem cede à influência de outros Espíritos ainda piores. O Espírito progride numa marcha ascendente insensível, mas o progresso não se realiza simultaneamente em todos os sentidos; num período, ele pode avançar na ciência, num outro em moralidade.

Roberto Valverde
Enviado por Roberto Valverde em 18/04/2016
Código do texto: T5608658
Classificação de conteúdo: seguro