A BUSCA I
"A verdade, é uma terra sem caminhos". Os homens
dela não se podem aproximar por intermédio de nenhuma
organização, nenhum credo, dogma, sacerdote, ritual, ou
conhecimento - seja ele filosófico, técnico ou psicológico.
Têm de encontrar a verdade através do espelho das
relações, por meio do percebimento do conteúdo da própria
psique, pela observação e não por qualquer acto de
dissecção intelectual ou analítica!
O homem construiu para si próprio imagens como uma cerca de segurança - imagens religiosas, políticas e pessoais.
Estas manifestam-se como símbolos, ideias e crenças.
Mas a carga destas imagens domina o pensamento do homem, as suas relações e a sua vida diária. Estas imagens são a causa real dos problemas pois dividem o homem do seu semelhante.
A sua percepção da vida foi "moldada" por estes conceitos
estabelecidos na sua mente. Este conteúdo é comum a toda
a humanidade. A "individualidade", consiste no nome, na
forma e na cultura superficial que adquire por intermédio
da tradição e do ambiente. A unicidade do homem não se
encontra na superfície, mas sim na completa liberdade do
conteúdo da sua consciência, consciência essa que é
comum a toda a humanidade. Ele não é portanto, um
"indivíduo" .
"A verdade, é uma terra sem caminhos". Os homens
dela não se podem aproximar por intermédio de nenhuma
organização, nenhum credo, dogma, sacerdote, ritual, ou
conhecimento - seja ele filosófico, técnico ou psicológico.
Têm de encontrar a verdade através do espelho das
relações, por meio do percebimento do conteúdo da própria
psique, pela observação e não por qualquer acto de
dissecção intelectual ou analítica!
O homem construiu para si próprio imagens como uma cerca de segurança - imagens religiosas, políticas e pessoais.
Estas manifestam-se como símbolos, ideias e crenças.
Mas a carga destas imagens domina o pensamento do homem, as suas relações e a sua vida diária. Estas imagens são a causa real dos problemas pois dividem o homem do seu semelhante.
A sua percepção da vida foi "moldada" por estes conceitos
estabelecidos na sua mente. Este conteúdo é comum a toda
a humanidade. A "individualidade", consiste no nome, na
forma e na cultura superficial que adquire por intermédio
da tradição e do ambiente. A unicidade do homem não se
encontra na superfície, mas sim na completa liberdade do
conteúdo da sua consciência, consciência essa que é
comum a toda a humanidade. Ele não é portanto, um
"indivíduo" .