Um breve relato da importância da mulher na Bíblia. (O socorro adequado “Ezer Kënegëdo”).

Na história secular vemos grandes mulheres florescerem umas aos olhos de todos outras anonimamente. E na história bíblica não é diferente pois Deus Pai sempre mostrou que o ser masculino não é a totalidade da criação, mas sim parte dela. E no livro da gênesis vemos que o homem estava incompleto quando Deus diz: Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. (Gên 2:18). A palavra para auxiliadora no hebraico é: "עזר ̀Ezer, Que tem o significado: ajuda, socorro, aquele que ajuda. E a segunda palavra que termina frase é: "ראוי”kenegdo: que significada adequado aquele que completa. Ou seja, Aqui nestes versículos vemos e entendemos o real valor da mulher pois juntas estas palavras formam a seguinte frase: (Ezer Kënegëdo). Esta frase nos revela que homem e a mulher são iguais e dependentes um do outro não existe melhor ou pior maior ou inferior, mais sim dois seres que se completam e se complementam, em suas fraquezas e em suas qualidades. Para atingirem um só objetivo que é o de amar a Deus e ao próximo. Esta passagem também nos revela algo real, quando estudamos mais atentamente vemos que o Criador não terminara ainda a sua criação. Ele tinha planos de fornecer uma companheira que pudesse completar os anseios incumpridos do coração do homem. E aqui fica firmado o acento do companheirismo, do respeito, e da igualdade em amor e verdade que todo homem deve prestar a mulher. E também vemos Deus coroar a criação com a beleza, com a docilidade e com capacidade de zelar que floresce na maioria das mulheres.

Vemos em todo Antigo Testamento, grandes mulheres colaborar para que a terra conhecesse o amor de Deus, e só para citar algumas: Já falamos de Eva; Sara a esposa de Abrão; Rebeca esposa de Isaque e mãe de Esaú e Jacó; Joquebede, a mãe que confiou no Senhor, mãe de Moisés; Míriam, irmã de Moisés e Aarão, líder e profeta; Raab, prostituta. Ela foi a primeira a acolher o povo de Deus na Terra Prometida (Js 2, 1-24); Abigail, uma mulher de bom entendimento e formosa, que aconselhou a Davi, livrando-o de cometer um crime dentro da razão(1Sm 25,3); Débora, foi quarta juíza de Israel; Jael, mulher de Héber, que foi elogiada por Débora; Rute a nora fiel que permaneceu ao lado de Noemi outra grande mulher.

E já no Novo Testamento, vemos Ana a viúva que em meio a suas dificuldades permaneceu fiel até a graciosa hora que conheceu Jesus.(Luca 2:36-38); Isabel esposa de Zacarias; Marta e Maria irmãs de Lázaro, amigas amadas de Jesus; a Samaritana que conversa com Jesus e reconhece nele o messias e segue falando sobre Ele, e entendemos que o ministério de Jesus é florido por grandes mulheres, como Maria a sua mãe, Madalena e discípula fiel e outras. E seguindo vemos na expansão da igreja muitas mulheres ajudando e se dedicando ao entregar da boa nova; Joana e Suzana Auxiliadoras de Jesus na anunciação a Boa Nova do Reino de Deus(Lc 8:1-3); Lídia, que o Senhor abriu o seu coração, para que estivesse atenta ao que Paulo dizia, e a sua casa foi a primeira igreja na Europa(At 16:13-15): Loide. A fé sincera e sem fingimento ou segundas intenções(2Tm 1:5); Priscila. Saudai a Priscila e a Áquila, meus colaboradores em Cristo Jesus: eles arriscaram a cabeça por minha vida(Rm 16, 3-4). E nem chegamos perto de citar todas as mulheres que fizeram grandes feitos na história da Bíblia.

Sendo assim idoneidade e a graciosidade da mulher sempre fez com que o amor de deus chegasse até todos os seres deste planeta, mesmo que em um tempo negro isto ficou esquecido, vemos hoje que o agir do Espírito Santo traz à tona este valor. Não como uma vingança que leva a cobrar algo, mas como uma auxiliadora idônea que mais uma vez socorre o coração da humanidade apontando para o amor que serve sem cobra nada, ou seja, o amor de Deus. (Ezer Kënegëdo) Um socorro adequado para um tempo onde o amor foi deixado de lado. Mulher uma é joia que traz brilho a vida do outro ser, uma mensageira do amor da compreensão, coroação da divina criação de Deus e mensageira graciosa da Boa nova. E todo aquele que entende o real valor de uma mulher, a respeita, a ama e zela por ela. Parabéns pelo seu dia Mulheres rainhas em Cristo Jesus, rainhas de um reinado que seguirá pela eternidade.

(Molivars)

Molivars
Enviado por Molivars em 08/03/2016
Código do texto: T5567437
Classificação de conteúdo: seguro