Ausência

Nota: Sou colunista de um jornal regional e na uma edição me ausentei o que me levou e escrever estas humildes palavras.

Caro amigo(a) leitor (a) notou a ausência da minha coluna em nossa última edição? Mas fique tranquilo eu estou bem e a coluna não acabou. Foi apenas um contratempo que tive... Mas já que estou aqui, e já que me ausentei, fiquei pensando nas ausências da vida, sejam elas físicas, emocionais e espirituais.

Em mundo que nos exige a cada dia mais de nós mesmos, e nos deixa muitas vezes sem tempo para os prazeres da vida, vamos nos ausentando de lugares, grupos de amigos e compromissos que cultivamos e isso se da pela preocupação em sempre trabalharmos, sempre nos ocuparmos, parecendo que a vivemos para o trabalho, e não percebemos que a ausência física vai tomando conta de quem nos acerca e quando “acordamos”, perdemos grandes momentos, simplesmente por não notar que nos ausentamos nos fechamos em nossa rotina casa – trabalho, trabalho – casa. Você pai, você mãe, como anda a sua presença em seu lar? É um pai presente uma mãe presente? Ou já deixaste a ausência entrar primeiro em sua casa do que você mesmo? Talvez tenha se preocupado demais em trabalhar que não percebeu que seu filho cresceu e fez aquele projeto de escola sozinho, talvez você tenha até esquecido das reuniões do colégio, sua presença está sendo apenas de bens materiais e comida na mesa e até de coisas supérfluas. Talvez você tenha pegado este jornal em suas mãos no seu trabalho e agora reflete sua presença versus ausência e se der tempo, e pôde ter percebido que pode ter mais presença em seu lar com sua família, que ainda da tempo, que tal mudar hoje a sua rotina?

E você que já se entregou nos caminhos da vida, pela ausência da felicidade, esta parece que tirou férias e não pretende mais voltar a ser sua companheira, quantas noites você tem chorado? Perguntado onde está a sua felicidade o porquê de sua ausência, e elas só se ausentam quando você da mais ouvidos a tristeza e as coisas que lhe levam a sentir o vazio que agora sente. Sua felicidade só depende de você, se ela se ausenta ou não, claro que temos dias em que devemos derramar nossas lágrimas para lavar a nossa alma, mas também não deixar elas nos afogarem.

Se for para ter ausências, então, que se ausente de sua vida, tudo aquilo que lhe impede de sorrir, cantar, rir, enfim de viver. Vida cada instante sem deixar as ausências de sua vida lhe tirar a paz, e também não se ausente de lugares, dos amigos, de sua igreja, “quem muito se ausenta um dia deixa de fazer falta”, não queira viver sozinho, não queira viver pro trabalho e se ausentar e sua família, ausência machuca ambos os lados, que tal ao chegar em casa fazer novos planos? Que tal rir com os amigos amanhã? Que tal entrar na igreja que você se ausentou? Que tal matar a tristeza da ausência com lindo sorriso?

Pense Nisso.

Xande de Matos
Enviado por Xande de Matos em 29/01/2016
Código do texto: T5527477
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.