Levar a vida a sorrir
A vida por si só já é tão complicada por vezes, apesar da sua beleza, que se não a levarmos com um sorriso no rosto, então tornar-se-à um sofrimento, ou um sacrifício vivê-la … Eu aprendi, devido a várias situações difíceis porque passei e na minha luta contra o Cancro, a saber levar a vida, digamos assim. E tenho-a levado em frente, porque tenho sempre um sorriso no rosto, independentemente pelo que esteja a passar e isso faz-me ou torna-me mais fácil ultrapassar as dificuldades que se me deparem. Mas quando sorrio com os meus lábios, e minha alma também sorri.
Sorrir é iluminar o mundo do outro, dar-lhe carinho, conforto, amor pelo próximo. E é tão bom, quando tu sorris e recebes outro sorriso de volta, por bem pequeno que ele seja é bom, significa que foste recebida no coração de quem o recebeu…
Eu amo sorrir, e já adorava sorrir desde que me conheço. Minha família, dizia-me que estava sempre de “tacha arreganhada”, (na minha terra, diz-se assim a quem passa a vida a sorrir) que oferecia um sorriso a quem me dirigisse a palavra ou por mim passasse, sempre de sorriso aberto.
Então, quer dizer que passei minha infância e adolescência praticamente a sorrir e a ser retribuída.
Que bom, talvez tenha sido por isso, que os momentos mais tristes que eu como criança tenha vivido, pois não sou diferente das outras, também os tive, os conseguisse ultrapassar e até quem sabe, conseguir guardar alguns no “sótão” do cérebro, ficando lá escondidos e que acabaram por se desvanecer quase na totalidade, e poucos resquícios deixaram… Muitas vezes, minha alma está triste e sofrida, mas o sorriso consegue combater sua dor e fazer com que ela ganhe força para sorrir também. Não quer dizer, que não possa falhar, mas acreditem, muitas vezes acho-me louca pois tão depressa estou a chorar, como logo me desato a sorrir e a dar-me força a mim própria… Creio que meu sorriso é necessário á minha alma, é a minha força e a minha fé.
Sorrir para a vida, é um balsamo para mim, é a maneira que eu encontrei para encarar a vida e seus dissabores. Podem, não acreditar, mas é verdade, que o sorrir faz milagres na nossa vida e na dos outros.
Sorriam para a vida e para quem convosco se cruzar, e ireis ver que o efeito causado pelos vossos sorrisos, é como quando o sol aparece e nos brinda com seu calor e luz, dando-nos energia e vigor para aguentar, e as flores se abrem para colorir o mundo, a vida.
Basta um sorriso sincero para fazer quem quer que seja feliz, um sorriso é o sol que ilumina o mundo...
Sorriam …