VERSOS: EXPRESSÃO DE ENTENDIMENTO

Sim, querido R. S. R., "A linguagem poética pode aparecer em diferentes formatos textuais.", desde que contenha linguagem codificada, não derramada ou às claras, vale dizer: entendível à simples e desavisada leitura. O autor chega a esta codificação através da utilização de figuras de linguagem, especialmente as metáforas: de imagem e de palavra. Sem elas, não há a falar em Poesia como gênero literário. Ao teor desta concepção teórica (que não é nova e, sim um conceitual que chegou até os dias atuais com força e respeitabilidade perpassando os séculos), sim, estimado interlocutor W. S.: Caro Wilson, reataremos a amizade em verdadeira lua de mel / Eu te firmarei o recibo, quando me pagares o aluguel", são versos gráceis e jocosos e pleno de humor, que, à exação conceitual, não contêm, estritamente, poesia. Servem como elemento de comunicação entre as pessoas. Há quadras portuguesas, especialmente no séc. XVIII e XIX, que apresentam este viés grácil, até com rimação e silabação fônica corretas, induzindo ao possível erro, como fora exemplar da modalidade poética. Mas tudo vale pra fazer a vida mais leve, mais fácil de ser vivida...

– Do livro OFICINA DO VERSO, 2015.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/5429736