Considerando as relações como importantes ao ser humano, penso sobre o que dizem em relação ao “sim” e ao “não” que alguém diz ao filho.
 
Vivemos numa sociedade consumista, materialista, pragmatista, habituada a estimular que o ser humano seja especialista em fazer média com outras pessoas (a começar em casa), ao ponto de criarmos os filhos com direito de serem e fazerem o que quiserem, sem a preocupação de pensar nas conseqüências do que não parece ser ruim a longo prazo, simplesmente por oferecer prazer imediato ou não parecer ter contra-indicações...
 
Navegando um pouco na internet, li algo sobre “prova de amor” de pais aos filhos:
 
Dizer NÃO é a prova mais difícil de amor – A principal função dos pais é educar... Não se preocupem em ser 'amigo' de seus filhos. Eduque-os e mais tarde eles verão que você foi à pessoa que mais os amou e foi, é, e sempre será, o seu melhor amigo, pois amigo não diz SIM sempre – Karla Christine (Psicóloga).
 
No primeiro momento, o assunto do texto teria pouco a ver com o título... MAS, além das quatro paredes de um lar, os filhos vão cultivando suas vidas, muitas vezes, com menos contato com os pais que o necessário para fazer do  pai e da mãe, um exemplo a ser imitado ou o primeiro exemplo (entre os muitos exemplos) que irão tendo ao longo da estrada da vida...
 
Me refiro a ter exemplo a ser imitado ao invés de ídolo a ser adotado, porque, os exemplos podem ser imitados (edificando a pessoa à vida saudável) e os ídolos se adoram (idolatram), podendo se transformar em algo prejudicial...
 
Poderá parecer que não haveria diferença entre exemplo e ídolo, mas existe diferença entre imitar (no bom sentido) e idolatrar, porque, conforme o Aurélio, IDOLATATRIA é: Culto prestado a ídolos; amor ou paixão exagerada e EXEMPLO é: Modelo, fato de que se pode tirar proveito ou ensino, lição. Frase ou passagem dum autor, citada para confirmar regra ou demonstrar alguma coisa.
 
Nesse sentido, num mundo como o nosso, os filhos estarão diante de um farto celeiro de ídolos e seus pais precisam ser além de bons exemplos, os melhores exemplos que seus filhos terão...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 12/09/2015
Código do texto: T5379516
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.