Toque terapêutico

Mensagem da Luz do dia 27/08/2015 por Carla Moura Lima.

Poucas vezes na minha vida tive a plena consciência de desejar que algo durasse para sempre. Quando em momentos prazerosos demais, lembro-me do cansaço subsequente e consequentemente o desejo de que terminasse, pelo menos para um tempo de descanso…

Uma das experiências que mais me dá prazer e essa vontade de que seja eternizada é receber uma boa massagem. Porque para mim, massagem é uma das melhores coisas do mundo! Tanto que fiz três formações em Shiatsu, viajei para o interior da Califórnia para aprender Massagem Espiritual na fonte, fiz curso de Massagem Bioenergética, Massagem Neurotátil e o profissionalizante do SENAC. Não satisfeita, cursei Reflexologia dos Pés, Espondiloterapia, Do-In, Acupuntura e etc. Não gostei de fazer Acupuntura e segui atendendo com o que chamo de “Terapias de Toque”. Nas consultas, após a Anamnese eu elegia em diálogo com o cliente um tratamento que ainda agregava Cromoterapia, Aromaterapia, Cristalterapia, entre outras.

Cuidei muito das pessoas, mas descuidei de mim tanto, que lesões nos meus tendões do braço direito me obrigaram a diminuir as consultas.

Como precisava compor renda, pois na época tinha que honrar o pagamento mensal dos meus seis aluguéis, elaborei processos de formação de outros terapeutas. Adorava tudo que ensinava, mas confesso que meu maior prazer era quando, na hora de ensinar manobras de massagem, eu descobria que a turma estava em número ímpar. Disfarçadamente eu escolhia um dos meus melhores aprendizes para fazer dupla comigo. Eu primeiro demonstrava os conteúdos novos e depois “fazia o favor” de deixar-me atender. Era o melhor dos mundos!

Recentemente, depois de um longo período de sofrimento físico, eu fui abençoada com um novo renascimento em vida, para ser precisa, o quinto. Eram tantas dores e ardores que eu lamentava não ter um jeito de abandonar o corpo físico temporariamente, e retornar quando o pior tivesse passado. Como não sabia esse jeito, com paciência e disciplina dei conta do sofrido nascimento do novo corpo.

Uma série de coincidências aconteceram e me levaram a ser massageada por uma pessoa cujo trabalho muito me agrada, tanto que tive esse pensamento na hora: “essa maravilha poderia durar para sempre.” Sentimento raro, principalmente para mim que por ter investido muito na minha formação nessa área, tenho um olhar mais apurado e percebo que muita gente vem me massagear não tão à vontade, por eu não ser tão “leiga no assunto”. Como eu me entrego muito quando massageio, acabo desejando que façam o mesmo comigo e muitas vezes me decepciono…

Acredito que nem sempre nós recebemos essa Graça que é receber uma boa massagem. O que fazer então? Como uma alternativa resolvi compartilhar conhecimentos aqui como investimento na sua autonomia. Tentarei descrever manobras simples que você pode se aplicar e que vão contribuir para a sua harmonização geral.

Tanto os nossos pés quanto as nossas orelhas possuem representações de partes e funções de todo o nosso corpo. Massageá-los é particularmente importante para o nosso equilíbrio sistêmico. Neste espaço aqui proponho a você que se concentre nos seus pés. Se possível, lave-os e os enxugue bem. Se você tiver um óleo de massagem, utilize-o. Caso não o possua valem óleos ou cremes hidratantes. Passe uma pequena quantidade no seu pé e comece a amassá-lo. Se você sabe fazer massa de pão e/ou de pizza, você conhece a pressão correta. Se não sabe, explico-lhe que não é na delicadeza de um carinho e nem na intensidade de um beliscão. É mesmo um amasso vigoroso, já que a musculatura do nosso pé é forte, pois aguenta o peso do nosso corpo.

Um pouco de dor é aceitável, pois bloqueios energéticos e couraças musculares, por exemplo, apresentam-se doloridos ao serem tocados. Insistir no toque até a diminuição da dor é bom. Depois faça o mesmo com os dedos do pé e passe seus dedos da mão entre os dedos do pé. Essa é uma das manobras da Massagem Ayurvédica que eu particularmente gosto muito. Após terminar com os dedos, feche as mãos em forma de soco e literalmente soque o seu pé. E para terminar, faça deslizamentos cada vez mais suaves, até que suas mãos percam o contato com a pele do seu pé.

Aí é hora de fazer tudo de novo no outro pé. Aconselho você a perceber a diferença dos seus pés antes e depois dessa automassagem. Descanse alguns minutos, respirando profundamente pelo nariz e agradeça aos seus pés pela sua existência e colaboração em aguentar todo o seu peso corporal e lhe levar por todos os caminhos desde a sua infância. Veja-se caminhando por lindas paisagens, com muita saúde e entusiasmo. Sorria para seus pés e para a sua vida. Busque vivê-la com muita disposição e tenha muitas alegres caminhadas para dentro de você e pelo mundo.

Beijão no seu Sagrado Coração!

Carla Moura Lima
Enviado por Carla Moura Lima em 28/08/2015
Código do texto: T5362761
Classificação de conteúdo: seguro