Cuidar da mente

Mensagem da Luz do dia 18/08/2015 por Carla Moura Lima.

Uma dos maiores presentes que recebi da vida foi passar o meu aniversário na casa do Dalai Lama, onde ele profere ensinamentos mensalmente. Naquela manhã gelada no Himalaia, tive uma clara percepção do quanto uma presença individual pode fazer toda a diferença no coletivo. Além das experiências profundamente transformadoras, cujo relato requer espaços posteriores, escolhi compartilhar com você agora um dos aspectos essenciais da fala do Dalai Lama que considero importante para quaisquer pessoas, independentemente do seu sistema de crenças: o cuidado com o desenvolvimento com a própria mente.

Um de seus conselhos foi “desenvolva causas que evitem sofrimentos”. Referia-se aos sofrimentos mentais, pois para ele “se compararmos a dor física com o sofrimento mental, a dor mental é muito maior”. Continuou ele, que nesse dia ardia em febre e por isso não havia ido ao Maha Kumbh mela, de onde eu estava vindo: “se você tiver doente, mas com uma boa mente, seu corpo não lhe incomodará tanto”. “Se você for rico, tiver acesso a tudo, mas tiver uma mente perturbada, você viverá miseravelmente”.

Quantos de nós já não presenciou as consequências geradas por mentes perturbadas? Prosseguindo Dalai Lama afirmou: “se trabalhamos com a mente, podemos acessar muita coisa, inclusive do passado, inclusive remoto, mas para isso precisamos expandir a nossa consciência”.

“Quando vier um pensamento que você não considere bom, retire-o para dar lugar para que outro pensamento melhor possa chegar”. Nessa ocasião havia lá um grupo de cientistas americanos estudando o funcionamento cerebral de monges, a força do pensamento e a importância de se dedicar a própria evolução, o que em linguagem oriental, pode-se traduzir como sendo a busca da Iluminação. Portanto, atualmente sabe-se que é fundamental cuidar da nossa mente para criar os estados que desejarmos na nossa vida.

Por isso convido você agora a aprofundar-se no exercício de se tornar um observador dos próprios pensamentos, pois esse é um importante passo no aprofundamento da consciência de si mesmo.

Respire profundamente e com os olhos fechados, foque sua atenção na região entre as suas sobrancelhas. Com a coluna ereta e respirando tranquilamente, permaneça um ou dois minutos observando seus pensamentos. Não dialogue com eles, apenas testemunhe sua passagem como se fossem nuvens. Verifique-os tendo como base o que considera essencial para a sua evolução, quais são os pensamentos desnecessários, inúteis, os que lhe dificultam a caminhada e os que lhe impulsionam para frente em prol de uma vida melhor, aqui, agora e no futuro.

Se é verdade que a infelicidade humana encontra-se profundamente associada à ignorância, podemos evoluir mais rapidamente na medida em que tomamos consciência de quem nós somos, onde estamos, para onde queremos ir e quem queremos nos tornar, ou melhor, o que em nós optamos por fazer desabrochar.

A auto-observação, o questionamento das nossas próprias crenças limitantes acerca do nosso poder de criação da nossa realidade e sua substituição por novas crenças, atitudes internas e externas podem se tornar poderosos aliados na nossa jornada luminosa de desenvolvimento pessoal e coletivo.

Beijão no seu Sagrado Coração.

Carla Moura Lima
Enviado por Carla Moura Lima em 18/08/2015
Código do texto: T5351049
Classificação de conteúdo: seguro