MESA REDONDA: EVASÃO ESCOLAR

IGREJA DO DEUS VIVO - COLUNA DA VERDADE - 23/05/2015

INTRODUÇÃO:

A paz do Senhor, irmãos!

O propósito dessa “mesa” nos reporta a Ceia do Senhor

E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Lucas 12:19c

E o salmo 90:12 Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.

Eu louvo a Deus por ser convidada a sentar-me na Mesa com o Mestre e com outros irmãos sábios. Devolvo essa honra ao Deus Vivo “porque Nele, por Ele e para Ele são todas as coisas, glória, pois a Ele eternamente, amém.

TEMA: EDUCAÇÃO - SUB-TEMA: EVASÃO ESCOLAR

“ Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...” Rubem Alves

Não podemos pensar em educação dissociada da Palavra de Deus, dos ensinamentos de Jesus nem da instrução do Espírito Santo de Deus.

Mas o que é educação?

Educação é o ato de educar, de instruir, é polidez, disciplinamento.

No seu sentido mais amplo, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte. A educação vai se formando através de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo ao longo da sua vida.

O conceito de educação engloba o nível de cortesia, delicadeza e civilidade demonstrada por um indivíduo e a sua capacidade de socialização.

O problema da evasão:

A evasão preocupa os educadores e responsáveis pelas políticas públicas.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a evasão atinge o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. São mais de 50% os que abandonam as aulas num ano e retornam no seguinte, engrossando outro índice preocupante: o da distorção idade e série.

Há muitos motivos que levam o aluno a deixar de estudar:

- dificuldades de aprendizado que podem acontecer no percurso a falta de interesse pela escola;

-doenças crônicas;

-deficiências no transporte escolar;

-falta de incentivo dos pais;

- mudanças de endereço;

- a necessidade de entrar no mercado de trabalho...

Como combater o abandono e a evasão escolar?

Para serem minimizados, alguns desses problemas dependem de ações do poder público; Outros, contudo, precisam de iniciativas tomadas ao longo do ano pelos gestores escolares e suas equipes;

Também, é responsabilidade efetiva de todos da escola assegurar as condições de ensino e de aprendizagem;

- levar em consideração o impacto que o abandono e a evasão; certamente provocam no orçamento de uma rede: a distribuição dos investimentos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Esse recurso é destinado de acordo com o número de alunos que efetivamente estão matriculados e frequentando a escola.

Ações de combate à evasão devem ser aplicadas o ano inteiro

O controle das ausências dos alunos;

Os procedimentos para o acompanhamento da frequência precisam estar contemplados no projeto político pedagógico da escola;

- na pauta de discussão com o corpo docente nas reuniões de planejamento.

A primeira medida eficiente para que esse controle seja feito diariamente é a tradicional chamada, que os professores devem ser incentivados pelos gestores a fazer em todas as aulas.

"Chamar os alunos pelo nome também é uma das formas de construir vínculos e dar identidade ao grupo". Para que isso aconteça, é preciso ter, desde o primeiro dia, planilhas completas com os nomes de todos os estudantes, preparadas com a ajuda da secretaria da escola.

O Censo Escolar, realizado anualmente, sob a coordenação do Inep, é o principal levantamento estatístico-educacional sobre as unidades de ensino públicas e particulares do país, professores, alunos e turmas.

Os dados contêm informações detalhadas, que colaboram para subsidiar a definição de políticas públicas brasileiras de educação, bem como a distribuição de recursos da União para estados e municípios.

As informações do Censo também são usadas para o cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), indicador de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

O tráfico de drogas é um dos principais fatores da evasão escolar.

A evasão escolar é consequência de um problema gravíssimo que com certeza traz consequências devastadoras na vida de meninos e meninas. O recrutamento de crianças e adolescentes pelo tráfico de drogas é uma dos principais fatores da evasão escolar. Ou seja, essa “nova” e perversa modalidade de “trabalho infanto-juvenil”, que insere a criança e o adolescente como agente ativo do tráfico.

Dessa forma, vejo na "Educação Restaurativa" o único caminho capaz de oferecer a esses meninos e meninas a chance de ter um futuro mais digno.

“Restauração é um processo demorado, difícil, dolorido e dispendioso que exige um investimento maciço de amor. Mas é possível."

Deus é o Eterno Soberano!E Restaurador!

E para finalizar, devemos ter conhecimento daquilo que Deus tem preparado para nós e sabermos das promessas que temos.

Muitos, por estarem fracos espiritualmente,ainda perecem nas mãos de Satanás.

Outros, não tomam posse da palavra de Deus, porque não a conhecem como a Verdade. Muitos sabem que “Deus é Amor” que Jesus morreu na cruz, porém,na tribulação na adversidade acredita em todas as mentiras que Satanás e se sentem sozinhos, pensam que vão sofrer para o resto da vida, que esse é o seu destino...

Outros, ficam na dúvida, será que Deus está comigo? Será que ele me ama mesmo? Será que esse Deus é real? Será que tudo isso nunca vai ter fim? E fazem o que o Diabo quer: que parem, que desistam...

Acreditando nas mentiras, ficam perdidos,sem saber o que fazer e nem para onde ir... Acabam desistindo do propósito e do plano de Deus para sua vida. Quando conhecemos o que Deus tem preparado para nós,tomamos posse desse versículo de João 3:16: Porque Deus amou o mundo... Precisamos saber da palavra de Deus para sabermos lutar quando o Diabo vier com as mentiras dele para fazermos desistir, para retrocedermos. A falta de sabedoria faz o aluno parar, e desanimado desiste de estudar.

O PROBLEMA DA EVASÃO ESCOLAR VAI ALÉM DA SALA DE AULA

Queiroz (2008) nos remete ao entendimento de que o termo motivação em educação designa: “(...) aquilo que desperta no aluno o desejo de aprender algo novo. As necessidades orgânicas, as atitudes e os interesses são motivos que instigam o indivíduo à ação e à atividade objetiva. A motivação é um impulso ou uma tendência diretiva que se processa no interior do indivíduo” (idem, ibidem, p.177).

O meu povo perece por falta de conhecimento. Oséas 4:6

Todavia, há o conflito entre o que é ensinado e o que é, de fato, praticado. Esse conflito leva os aprendentes a rejeitar, ainda que inconscientemente, as técnicas educacionais.

A falta de exemplo no ensinamento faz com que os pais, professores percam a autoridade sobre seus filhos e alunos e, muitas vezes, provoca neles a ira, Ef. 6: 4.

Está na hora de refletirmos sobre alguns dos fatores que levam de fato o desânimo do aluno, e consequentemente a evasão escolar:

I-Os pais levam seus filhos, quando crianças, à casa de Deus e os apresentam ao Senhor? Ana, preocupada com a crise ministerial de seus dias, e pelo fato de não ter condições de gerar filhos, orou insistentemente ao Senhor, fez um voto e o Senhor lhe concedeu o que desejava seu coração. 1Sm. 1: 11.

Quando seu filho, Samuel, nasceu, foi rapidamente apresentado a Deus em cumprimento do voto feito por sua mãe, e tornou-se um dos maiores vultos da Bíblia Sagrada, 1Sm. 1: 26-28.

Assim também, José e Maria fizeram com Jesus, Lc. 2: 21-24, conforme a prescrição da Lei, Lv. 12: 6-8 e Êx. 13: 2.

II- Os pais ensinam aos filhos a Palavra de Deus? Dt. 6: 6-7 e 32:

Para que o ensino seja eficaz é necessário que esta Palavra esteja, primeiro, no coração dos pais, v. 6. Esse ensino deve ser contínuo, v. 7. A Palavra deve ser ensinada dentro de casa, nas caminhadas, nas viagens, na hora de deitar-se e de levantar-se.

III- Os pais Testemunham dos feitos de Deus? Salmo. 78: 4.

Falar daquilo que Deus tem feito é uma maneira de estimular os filhos a crer no grande poder de Deus. E perceber que o nosso Deus é um Deus Pedagógico. E, assim, com certeza, a Educação será valorizada.

Que o Senhor nos dê sabedoria!

celiaceli simoes
Enviado por celiaceli simoes em 09/07/2015
Reeditado em 07/01/2017
Código do texto: T5305481
Classificação de conteúdo: seguro