Um só rebanho e um só pastor

Progressivamente, um espírito de união vai envolvendo os povos da Terra. Pouco a pouco, os indivíduos começam a compreender que formamos uma grande família planetária. Epidemias que surgem num ponto qualquer do mundo podem se espalhar rapidamente, alcançando qualquer região. Problemas econômicos e ambientais igualmente podem estender seus efeitos para todos os pontos da Terra, afetando as vidas de todos. Idéias novas (construtivas ou destrutivas) e conquistas sociais e tecnológicas também se espalham, mudando a realidade de nosso dia-a-dia.

Cada vez mais interligados, os seres humanos vão aprendendo que formam uma mesma coletividade, e que são iguais em sua essência, pois a inteligência, as emoções, as necessidades e os ideais são os mesmos em todos os indivíduos, sejam ricos ou pobres, brancos ou negros, homens ou mulheres, cristãos, ateus, budistas, judeus ou muçulmanos.

O astronauta soviético Yuri Gagarin disse que a Terra vista do espaço não tinha fronteiras. Diferenças de raça, sexo, religião, cultura ou condição social são apenas circunstâncias que nos permitem o aprendizado de experiências específicas, e não barreiras que devam dificultar a convivência.

Quando a paz, o respeito e a solidariedade se consolidarem como elementos básicos das relações humanas em todos os momentos e ambientes, todos compreenderão que não existem fronteiras entre aqueles que se amam, pois a divisão não é produzida por barreiras físicas, mas por pensamentos e emoções em desarmonia.

Com a evolução natural da Humanidade alcançaremos a percepção de que formamos um grande rebanho de indivíduos unidos pelo mesmo ideal: a busca de uma existência harmônica, de progresso e de felicidade.

E qual será o pastor que guiará esse grande rebanho ?

A cada dia mais e mais pessoas adquirem a compreensão de que a essência de todas as doutrinas religiosas e filosofias vivenciais é a prática do amor (sentimento que nos predispõe a desejar o bem de todos e a nos dedicar a tarefas úteis e construtivas); que não basta ter uma postura amorosa diante da vida, mas que devemos transformar em trabalho, em realizações práticas as nossas intenções; e que devemos disciplinar as nossas ações, buscando o máximo possível de perfeição em tudo o que fizermos, pensando antes de agir, planejando as nossas atividades e avaliando os resultados para melhorar sempre, seguindo invariavelmente a regra fundamental de tratar os outros da mesma forma que esperamos ser tratados.

Esse compromisso de nos dedicarmos a essa ação de amor-trabalho-disciplina é o princípio orientador que conduzirá as coletividades no esforço renovador de construir um novo mundo e uma nova sociedade, fazendo da Terra o reflexo da mudança efetuada no interior das consciências dos homens e mulheres do porvir.

E como podemos determinar se estamos nos dedicando realmente a esse esforço de transformação ? Existe uma avaliação individual que podemos fazer para saber se estamos nos tornando pessoas espiritualizadas e renovadas, que podemos chamar de Índice de desenvolvimento espiritual (IDE). Como se pode calcular o IDE de alguém ? Através de 3 iniciativas de autotransformação:

1. aprendizado: o esforço de buscar novos conhecimentos e acumular experiências úteis ao longo de nossas vidas.

2. transformação individual: o esforço de nos tornarmos pessoas cada vez melhores em todos os sentidos, desenvolvendo as qualidades e capacidades que temos e corrigindo as imperfeições que ainda temos.

3. obras: o esforço de fazer coisas úteis, de praticar ações positivas que enriquecem as nossas vidas e as vidas dos nossos semelhantes em todos os momentos e onde for necessário.

Lembremo-nos sempre: uma pessoa espiritualizada, que despertou em si a bondade e a disciplina, semeia o bem em toda parte, contribuindo todos os dias para a criação de um mundo melhor. E tenhamos consciência de que o maior poder transformador do mundo é o do exemplo, vivenciando diante de todos aquilo em que acreditamos.

A longa viagem de milhares de quilômetros é percorrida metro a metro.

A sinfonia magistral é composta nota a nota.

A obra imortal da literatura é escrita letra a letra.

Da mesma forma, a renovação da Terra se fará a partir da contribuição muitas vezes simples e discreta de milhões de heróis anônimos que a cada momento, com um gesto de amor, uma idéia renovadora ou uma palavra amiga vão construindo o mundo de amanhã.

Nunca devemos dizer que somos tão pobres ou despreparados que não possamos contribuir com algo de útil, pois todos podem auxiliar de alguma forma. Na ausência de recursos materiais ou de conhecimentos mais amplos, de habilidades pessoais ou de tempo livre podemos contribuir com um pensamento positivo, uma prece ou um conselho.

Irmãos de todos os lugares, de todas as crenças e condições, unamo-nos em torno desse ideal superior de derrubar as fronteiras que ainda nos separam e nos entregarmos ao esforço de promover a renovação de nós mesmos para promover a criação do mundo novo com o qual sonhamos.

masaharu emoto
Enviado por masaharu emoto em 23/06/2015
Código do texto: T5287192
Classificação de conteúdo: seguro