O ESTAR VIVO E O SOFRIMENTO

Referência: DAS PERDAS FAMILIARES, publicado em http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/5268090

O motivo subjacente (no mundo real) foi a recente perda material e afetiva, amiga M. S., e a doída declaração de que a Poesia havia te abandonado ou se escafedido – a qual veio à tona em mensagem interlocutória através da rede social. Fiz a mnsagem para que refletisses sobre o que nela está contido. De nada adiantará considerares "lindo" o texto, porque este não cumprirá o seu objetivo finalístico. Ou seja, apenas conceberes um juízo estético, como normalmente ocorre com qualquer texto artístico de natureza poética. Acaso o conteúdo desta peça específica não consiga entrar no teu coração como um bálsamo para a ferida aberta, este não terá cumprido a sua finalidade. É uma exceção literária inerente aos textos desta modalidade e sua especificidade: tentar influenciar no mundo dos fatos, visando produzir sensações benéficas ao receptor. Em regra, a peça artística não se destina a interferir (diretamente) no mundo fático. Eu senti (e concebi) a mensagem como um legado de solidariedade, por também gostar muito de ti e do que contribuis em variegadas interlocuções. Por tua alma – pura e transparente – fiquei confrangido com o sofrimento decorrente da perda de teu sobrinho, ainda jovem. Força, amada!

– Do livro A BABA DAS VIVÊNCIAS, 2013/15.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/5269284