Comunicação
Outro dia conversava com um colega de trabalho sobre os problemas diversos encontrados e chegamos à conclusão de que grande parte deles tinha sua origem na falta de comunicação.
Hoje, assistindo a uma série de TV sobre adolescentes rebeldes, após um dos adolescentes ler a carta que recebeu da mãe, disse entre lágrimas “eu não sabia que ela se sentia assim...”, então me lembrei da conversa sobre falta de comunicação.
Fiquei pensando em como a falta de comunicação trás problemas à nossas vidas.
Vivemos esperando que as pessoas adivinhem o que pensamos, o que desejamos, o que precisamos... o engraçado é que na maioria das vezes nem nos damos ao trabalho de observar o que é importante para os outros também... a verdade é que agimos como se o mundo girasse em torno do nosso próprio umbigo. Mas nós não estamos sozinhos no mundo!
Muitos relacionamentos estão abalados ou são destruídos devido à falta de comunicação entre as pessoas envolvidas...
Os pais ficam irados porque os filhos não “veem” o que eles querem... não entendem... mas, será que eles – os pais – param para explicar o seu ponto de vista? Infelizmente não.
Os filhos se sentem excluídos ou não entendidos pelos pais... mas, será que eles – os filhos – já pararam para mostrar aos pais o seu ponto de visão? Infelizmente não.
Assim acontece com os casais, que não se entendem por não se ouvirem...
Não se entendem porque não param para dialogar...
Diálogo – comunicação – defino como a interação existente entre dois ou mais interlocutores, onde é possível ouvir e ser ouvido, sentir e ser sentido, entender e ser entendido...
Comunicação – ouvir e ser ouvido.
Conflitos poderiam ser evitados ou solucionados se esta prática fosse melhor desenvolvida.
Co-mu-ni-ca-ção.
Ouvir e ser ouvido.
Compreender que existe muito mais no mundo além do nosso próprio umbigo.
Co-mu-ni-ca-ção.
Ouvir e ser ouvido.
Enxergar e ser enxergado.
Co-mu-ni-ca-ção.
Tocar e ser tocado.
Sentir e se fazer sentir.
Co-mu-ni-ca-ção.
Precisamos praticar mais isto...
Vamos tentar?