Violência doméstica

Submissão.

Olho para trás e é isso que vejo – submissão.

O pior, é que ela trás junto a violência, a vergonha, a humilhação.

Olho para o presente e vejo mudanças... não o suficiente...

A violência, a vergonha e a humilhação ainda estão presentes...

Os filmes, as novelas, a mídia falam muito disso... estimulam... banalizam...

E eles continuam fazendo suas vítimas...

Elas – as vítimas – estão em todos os lugares... nas ruas, nas escolas, em seus próprios lares...

O grito ficou e está preso na garganta. Até quando?

É a Mao que se levanta, o olhar que intimida, a palavra que fere, prende... torna refém.

Até quando?

Elas – as mulheres – se calam por vergonha, por medo... se submetem ou são submetidas?

Calam-se por si e pelos filhos...

Até quando?

Século XXI... globalização... era da informação...

Olho para o presente e vejo que o passado não ficou para trás... infelizmente...

Até quem deveria proteger, condena...

Não é difícil perceber... não é difícil encontrar, enxergar as vítimas...

Mas, os olhos não querem ver.

Ninguém quer ver.

Não importa, não é problema seu.

Até quando?

O grito ficou e está preso na garganta. Até quando?

Elas – as mulheres – estão morrendo... estão se matando... estão se dopando para suportar ou fugir da humilhação, da violência sofrida... da culpa.

Culpa?

É. Mesmo sendo vítima existe a culpa...

É isso que os agressores fazem – violentam, mutilam, aprisionam o corpo... confundem a mente... e a alma se perde...

Elas – as mulheres – quando não se matam, são mortas ou se tornam mortas vivas...

Até quando?

Ela – a violência doméstica - não escolhe classe social ou grau de instrução.

Muitas mulheres sofrem com a violência doméstica. Ainda hoje, em pleno século XXI.

E elas – as mulheres – não são culpadas, são vítimas.

De repente, tem alguma bem próxima de você. .. já olhou ao seu redor?

Ele – o agressor – pode estar acima de qualquer suspeita... é assim que eles são.

Até quando?