Dia das Mães 2015

Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. Romanos 13:7

O dia das mães é especial. Não há como ignorar. Não há como dizer que é um dia igual a todos, que é uma invenção do comércio para vender mais. Seja o que seja para os outros, a maioria de nós já está contagiada com a carga emocional de prazer que esse dia traz para as nossas vidas. Pode até ser que alguém queira ignorar a sua mãe e vê-la como uma mulher igual às outras, mas tenho certeza de que a nossa mãe é uma pessoa especial, a quem nós sempre estaremos querendo homenagear. Não importa o pretexto, podemos criar vários, porque o mais importante não é a desculpa para fazer a festa... É o querer bem! É o querer estar com ela e dizer-lhe que é uma pessoa especial e essencial em nossas vidas.

A Palavra de Deus nos ensina tantas preciosidades... Disso ninguém tem dúvidas. Deus nos ensina a verdade. Davi, o mavioso salmista de Israel declara sobre os ensinamentos de Deus:

A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre. Salmos 119:160.

Jesus quando orou por todos nós, os seus discípulos, clamou ao Pai, dizendo:

Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. João17:17.

Certamente, meus queridos, nós não podemos ignorar os ensinamentos preciosos da Palavra de Deus. Eles valem mais do que o ouro e os diamantes. São bens para guardarmos em nossos corações e praticarmos em todos os dias de nossa vida.

E a Palavra de Deus faz um destaque especial à prestação do compromisso, do dever, da obrigação... Dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. Romanos 13:7

O que é que devemos à nossa querida mãezinha? Foi pouco ela querer que nós tivéssemos vida? Uma vida que tivesse como ponto de partida um grande momento de amor vivido entre ela e nosso pai terreno?

Nossa mãe desejou ardentemente nos ter em seus braços, nos carregar em seu colo, fazer um cafuné em nossa cabeça. Ela quis compartilhar conosco uma parte da sua própria vida. Ela nos alimentou com o leite de seu corpo. Ainda quando estava fraca, ela não retirou de nós o peito.

Deus é maravilhoso! Ele poderia ter deixado Adão sozinho e determinado outra forma para sua multiplicação. Há vários animais que se multiplicam sozinhos. Não! Deus sempre amou o homem que criara à sua imagem e semelhança. E Ele não queria vê-lo sozinho, sem a presença feminina em sua vida. Não! Não seria bom que o homem estivesse só. O homem deveria ser uma família. Então Deus faz com que o solitário Adão vivesse em família e habitasse em uma terra fértil e maravilhosa e fosse uma pessoa alegre e feliz. Uma pessoa completa. E assim se fez.

E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes. Gênesis 3:20.

Ser mãe é um dos primeiros atributos reconhecidos na mulher. Além de suas tantas razões de existência, a mulher tinha a grande missão de ser mãe. Em um de seus discursos o apóstolo Paulo relembra a queda do ser humano, destacando o seguinte:

Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação. 1 Timóteo 2:14-15.

Não estamos aqui querendo atirar pedras em ninguém, muito menos em nossas mães. Haverá tempo para todo propósito debaixo do céu. Hoje estamos aqui para penetrar nessa aura que nos contagia por ocasião do dia das mães. E o que vemos nessa palavra do apóstolo Paulo é um destaque para a missão de mãe.

A mensagem de 1 Timóteo 2:15 é muito profunda e pode ir além da nossa capacidade atual de compreensão. O futuro nos dirá. Ela traz uma promessa importante de “salvação” para aquela que tiver filhos e viver a fé, o amor e a santificação com modéstia. É claro que não podemos estar falando da salvação da alma, porque essa não é objeto da nossa meritocracia, mas apenas da graça de Deus.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8,9.

Nós estamos falando aqui do reconhecimento e da recuperação da mulher enquanto mulher, a qual, depois de cair na tentação perderia, entre tantas coisas importantes, talvez até os seus méritos especiais de ser mãe. Mas o ato de dar à “luz filhos”, que por si só já seria grandioso, ampliaria sua dimensão se fosse associada a vida modesta de uma mãe.

Nossa mãe certamente cometeu erros em sua vida. Quem de nós nunca cometeu pecado? Queremos prestar homenagem, mas, se houver alguém que pense diferente e que estiver livre de culpa, então que seja esse a atirar a primeira pedra.

Meus queridos... Nós vivemos o tempo da graça de Deus. Nenhum de nós foi chamado para ser juiz dos demais, mas para ser instrumento de salvação. Vejamos as virtudes. Destaquemos os méritos e os atributos de nossa mãe. Se ela teve erros, um dia irá enfrentar a corte divina e responderá por eles, caso não consiga se regenerar. Sim, não temos a regeneração?

Jesus disse: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. Marcos 9:23.

Eu creio em Deus e na força do seu poder. Não creio na violência, na guerra, no ódio... Eu creio no amor, na paz e na santidade. Eu creio na ação do Espírito Santo. Eu vejo a sua ação transformadora.

Eu sei que Deus pode nos recuperar de nossas maldades, de nossos erros e de nossos pecados. E Ele pode santificar a nossa vida. E Ele tem feito isso com muita gente, inclusive conosco e com a mãe de muitos de nós. E Ele quer e poderá fazer isso por todos os homens e por todas as mães do mundo, inclusive a sua e a minha.

O Senhor... é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. 2 Pedro 3:9.

Assim, meu querido... Não queremos falar de condenação, queremos falar de amor, de misericórdia e de perdão. O dia não é para relembrar os erros. Isso cada um fará pelos seus próprios em todo momento que desejar. Mas pelas nossas mães, queremos ver os méritos e as virtudes. Sabemos que não são perfeitas, mas sabemos também de seus esforços para prosseguirem no rumo da perfeição. E só de tentarem fazer isso já estão fazendo a vontade de Deus Pai. É isso que Ele deseja de cada um de nós, que nos esforcemos para fazer a sua vontade e assim entrar no reino dos céus.

Jesus disse que sua mãe é aquela pessoa que faz a vontade de Deus Pai. E essa mensagem do Mestre é grandiosa. Ela aponta para uma mãe que vai além do ser feminino, que vai além do sexo. Podemos ter um homem, um filho ou uma filha que exerça as funções de mãe e que podem ser honrados como mãe.

Quantos maridos ficaram viúvos com filhos e filhas para cuidar e que ao invés de se casarem novamente preferiram continuar nessa condição, sendo pai e mãe de seus filhos! Quantos filhos ficaram órfãos e passaram a cuidar uns dos outros, sendo pais e mães de si mesmos!

Ser mãe é uma missão de vida! É o assumir de responsabilidades pela educação, atenção, carinho, proteção e amor pelas crianças, até que cheguem ao tempo em que assumirão suas próprias missões e serão elas mesmas outros pais e outras mães.

Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6

O pai sai para trabalhar fora, indo buscar o sustento para a família. E em casa, a mãe fica com as crianças, instruindo-as e educando-as no caminho em que deve andar. E se esse papel for bem desempenhado, as crianças crescerão como pessoas de bem, sabendo respeitar e conviver com os demais. Diz a Bíblia que se for assim, ainda quando for velho não se desviará desse caminho.

O apóstolo Paulo faz um elogio à mãe e à avó de Timóteo, por terem sido responsáveis na sua formação, ensinando os passos da fé com seus exemplos de vida. É isso que se espera de uma mãe e de todos aqueles que desejam ensinar o caminho para os outros.

O verdadeiro ensino é resultado da vivência. Não necessita de palavras. Necessita de exemplo. É dessa forma que agem os verdadeiros mestres e mestras, os verdadeiros pais e mães.

Então, queridos... Hoje não estamos aqui para julgar, nem para condenar ninguém. Hoje estamos aqui para agradecer a Deus pela mãe que nos deu. Ainda que ela possa não corresponder a tudo o que nós gostaríamos que ela fosse, temos certeza de que ela tem feito o melhor e merece a nossa gratidão. Gosto muito de destacar aquela palavra de Jesus sobre aquele que dá, ainda que seja um copo de água fria a um discípulo e que Ele diz que não ficará sem a recompensa.

Qualquer que seja o benefício que recebemos de nossa mãe, grande ou pequeno, que importa o tamanho da bênção! Nós estamos vivos porque ela nos deu à luz, porque ela nos trouxe para a vida. E viver, meus caros, não tem preço, não há dinheiro que pague.

Agradecemos à nossa mãe pela nossa vida, pelas orações por nós, pelo leite com que nos alimentou em nossos primeiros dias, pelas noites em claro ao lado de nossa cama quando estivemos doentes.

Agradecemos pelas cartas, e-mails, telefonemas e outras mensagens que nos enviou quando estávamos longe de casa, estudando, trabalhando, passeando. Elas nunca esquecem dos filhos, sejam ricas, sejam pobres, sejam novas, sejam velhas...

Mãe é mãe... Quem tem uma ao seu lado, agradeça a Deus. Ore por ela. Peça que o Senhor prolongue sua vida, que lhe dê saúde. Quem não tem mais a sua mãe, ou quem nunca a conheceu, por uma razão ou outra, agradeça às pessoas que foram suas mães. Não lamente por não ter tido a mãe que você queria. Agradeça a Deus por aquela que você tem, ainda que sua mãe seja seu pai, seja sua irmã, seja seu irmão, seja sua tia, seja seu tio, seja seu avô, seja sua avó. Alguém cuidou de você. Ninguém é completamente órfão. Todos nós tivemos alguém para ser nossa mãe pela vida afora. Demos graças a Deus por essa ou essas pessoas.

Dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. Deus nos abençoe! Romanos 13:7